Prefeitura do Rio informou que não interditou quiosques, que poderão abrir sem restriçãoReprodução/TV Globo

Rio - Dois funcionários da associação de moradores da Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio, foram presos nesta quarta-feira (19) por interditar irregularmente quiosques e exigir documentação dos comerciantes para permitir o uso dos espaços.
Agentes da 32ª DP (Taquara), com apoio da Polícia Militar, foram até a Avenida Isabel Domingues após denúncias de que uma facção criminosa teria se apropriado dos quiosques, construídos pelo município e cedidos para comerciantes locais. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) também participou da ação.
No local, os agentes constataram a interdição das estruturas e a afixação de cartazes orientando os comerciantes a procurar a associação de moradores para entrega de documentação e possível regularização.
Ao se dirigirem à sede da associação, os policiais flagraram dois funcionários recebendo os documentos e os prenderam por usurpação de função pública qualificada, já que exerciam ilegalmente uma atividade exclusiva do poder público. Computadores e documentos foram apreendidos.
"As investigações dos crimes que ocorrem na Gardênia Azul estão em andamento. Até o momento, as diligências realizadas colheram material que confirma a vinculação da facção criminosa que atua no tráfico de drogas com a associação de moradores da Gardênia Azul, na apropriação e controle de imóveis residenciais e comerciais na região", diz a nota da Polícia Civil. 
Entenda o caso
A associação de moradores da região colocou placas de interdição dos quiosques na manhã desta quarta-feira. Na ordem, eles exigiam documento de identificação do dono do quiosque, comprovante de residência e comprovante de posse emitido pelo Prefeitura do Rio. A administração municipal informou que não interditou nenhum estabelecimento e que eles poderão abrir sem qualquer restrição.
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) foi ao local para garantir que os quiosques que foram instalados para moradores da região funcionem sem nenhum tipo de interferência. A pasta, junto com a Subprefeitura de Jacarepaguá, também vai verificar a presença dos beneficiários das autorizações, para evitar que sejam ocupados por terceiros não autorizados.