Reunião da Comissão Permanente do Cristo Redentor aconteceu nesta segunda-feira (31)Reprodução / Redes Sociais

Rio - A Comissão Permanente do Cristo Redentor, formada depois da morte do turista Jorge Alex Duarte, de 54 anos, apresentou, nesta segunda-feira (31), um relatório preliminar com os resultados dos primeiros 15 dias de atividades do grupo, abordando os avanços alcançados, desafios identificados e as próximas etapas das ações previstas.
Entre as melhorias já implementadas estão a ampliação do horário de funcionamento dos postos médicos, que agora operam das 7h às 19h, garantindo atendimento desde a chegada até a saída do último turista; a disponibilidade de uma ambulância no local; e a instalação de um ponto de hidratação no posto de primeiros socorros.
Também está prevista a modernização do sistema de elevadores, com a substituição dos equipamentos por tecnologia de última geração, com previsão de conclusão das obras até novembro de 2025. Ainda estão no planejamento a revitalização do hall dos elevadores e a modernização das escadas rolantes, incluindo a substituição delas, e a instalação de piso tátil auxiliar para pessoas com deficiência visual.
Segundo a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já recebeu o projeto de acessibilidade e está analisando e acompanhando as medidas para garantir a inclusão de todos os visitantes.

O governador Cláudio Castro (PL) ressaltou a importância da união de esforços para garantir a segurança dos visitantes do Cristo Redentor.

"Estamos empenhados em proporcionar uma experiência segura e de qualidade para todos os turistas e visitantes do nosso maior ícone turístico. A união entre os diversos órgãos e instituições envolvidas é fundamental para garantir a proteção do consumidor e a segurança de todos", afirmou.

Durante a reunião, o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, destacou alguns questionamentos frequentes dos consumidores, como as medidas para aliviar o impacto sonoro de eventos no Cristo Redentor. Em resposta, Fonseca informou que há um estudo técnico e fiscalização por meio de um medidor de som para evitar violações.

Sobre os congestionamentos na entrada do parque, foi esclarecido que um esquema de rotatividade de vans é realizado diariamente para evitar acúmulo de veículos e minimizar impactos ambientais. Gutemberg ainda enfatizou a necessidade de manter os postos de primeiros socorros e as ambulâncias operacionais durante eventos fora do horário regular de funcionamento do monumento.

"É essencial que tudo esteja funcionando sempre que houver um fluxo de pessoas no monumento. Entendemos que, a partir do momento que existem visitantes no Cristo, isso se configura como um evento, e é necessário garantir o cumprimento das leis de proteção ao consumidor", reforçou.
No dia 16 de março, o turista gaúcho Jorge Alex Duarte, de 54 anos, morreu após passar mal nas escadarias do Complexo do Alto Corcovado, que dão acesso ao Cristo Redentor. De acordo com testemunhas, o homem desmaiou por volta das 7h30 e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou às 8h13 para atendimento, mas ele já estava sem vida. Na ocasião, o posto médico do Complexo estava fechado.
O caso é investigado pela Delegacia do Consumidor (Decon). Os agentes apuram se houve crimes contra as relações de consumo e omissão de socorro, fatores que podem ter contribuído para a morte da vítima. 
Melhorias
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já havia anunciado que a execução da  revitalização e da acessibilidade do Complexo do Alto Corcovado será realizada por fases. A primeira já está em execução e vai garantir a acessibilidade total, em até 2 anos, com a aplicação de R$ 22,2 milhões – que é parte do total de R$ 75 milhões divulgados em dezembro de 2024.
Durante o processo, será necessária uma pausa no verão, entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, que é o período de maior movimentação no ponto turístico. Deste modo, espera-se que a parte superior do Alto Corcovado esteja totalmente pronta para verão de 2026/2027.
Fase 1 (2025/2026):
- Modernização dos elevadores. No final de março, foi assinado um contrato para dar início à troca dos três equipamentos atuais por três elevadores de última geração e com eficiência energética. A previsão é que em até 10 meses, estarão todos instalados e em funcionamento.
- Novas escadas rolantes com acessibilidade, incluindo um plano inclinado automático acoplado às escadas para permitir o deslocamento de pessoas com deficiência.
- Reforma e a instalação de banheiros com acessibilidade no Alto Corcovado. Serão dois banheiros acessíveis, com promessa de construção ainda neste ano, para atender pessoas com mobilidade reduzida. Eles ficarão próximos à catraca de entrada dos turistas.
- Modernização do hall dos elevadores, com a construção de um espaço mais moderno e mais seguro.
- Reforma dos contrafortes para reforço da sustentação do platô principal do Alto Corcovado.
- Contenção de taludes e encostas de pontos da Serra da Carioca, localizada na região do Corcovado, para segurança viária e da linha férrea e para proteção do trecho do rio Carioca dentro do Parque.
Fase 2 (2026/2027):
- A modernização de toda parte superior do Alto Corcovado, com a construção de um novo espaço de alimentação (um bistrô) e de um novo mirante com vista panorâmica, será realizada em 2026. Nesta área, haverá um pequeno elevador entre os níveis, a fim de permitir a acessibilidade aos espaços e às lojas turísticas desta parte superior. Serão construídos banheiros com fraldários na escadaria de pedra e um pergolado (espaço para descanso e com cobertura) para quem fizer o percurso a pé.
- Obras de melhoria da parte inferior do platô do Alto Corcovado, que abrange pontos de embarque e desembarque do trem do Corcovado e das vans Paineiras-Corcovado, bem como as instalações de novos e mais banheiros definitivos (e acessíveis) e de espaços de serviços para o atendimento ao público.