Os PMs do 12º BPM foram acionados pela Guarda Municipal que flagrou o furto com câmerasReprodução

Rio – Câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) da Prefeitura de Niterói ajudaram na apreensão de um adolescente durante o arrombamento de uma banca de jornais na Avenida Nilo Peçanha, no Ingá, bairro do município da Região Metropolitana. O caso ocorreu na madrugada desta terça-feira (8).
Veja o vídeo:
As imagens mostram o adolescente na calçada, próximo à banca e aparentemente tentando usar uma ferramenta para destravar a porta. Menos de cinco minutos depois, policiais do 12º BPM (Niterói), acionados pelo Cisp, chegam ao local.
De acordo com a Prefeitura de Niterói, os PMs encontraram a banca revirada, com a porta violada, moedas espalhadas no chão e um facão abandonado. Em seguida, fizeram uma busca no entorno e localizaram o suspeito, com informações e características passadas por guardas municipais que trabalham no Cisp.
O adolescente foi encaminhado à 76ª DP (Niterói), onde inicialmente negou que tivesse cometido o ato, mas depois acabou confessando. Contra ele, havia um mandado de busca e apreensão por envolvimento com tráfico de drogas, expedido pelo Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de São Gonçalo.
O jovem - que também é suspeito por atos semelhantes em outros comércios na localidade - foi autuado por ato infracional análogo a furto e permaneceu apreendido.
Casos recorrentes
Em janeiro de 2025, O DIA fez uma reportagem sobre o número de arrombamentos e furtos a bancas de jornais de Niterói, que havia crescido substancialmente no mês anterior, segundo a Associação dos Proprietários de Bancas de Jornais (Abropan) do município.
Antônio Ciambarella, diretor da organização, afirmou na ocasião que a maior incidência de crimes se dá na madrugada, quando as ruas estão vazias - como aconteceu nesta terça. Ele destacou ainda que os autores geralmente são pessoas em situação de rua, que fingem dormir ao lado do estabelecimento para cometer os delitos, e que cigarros estão no topo da lista de itens mais furtados.
Nos últimos meses, O DIA noticiou outras ocorrências. Em janeiro, um homem foi preso por ter roubado uma banca no Centro em dezembro de 2024. No momento do crime, ele usou uma faca para ameaçar uma funcionária do estabelecimento.
Já em março, uma banca foi arrombada e teve boa parte de suas mercadorias furtadas durante a madrugada. A loja também fica no Centro, na Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, esquina com a Rua da Conceição.
Ainda em março, uma ação conjunta das polícias Civil e Militar resultou na captura de oito suspeitos de arrombar bancas e furtar mercadorias. Eles teriam participado do ataque ao estabelecimento da Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro dias antes.
Procurada por O DIA para tratar sobre os repetidos casos de crimes contra bancas em Niterói, a PM comunicou que o 12°BPM (Niterói) trabalha em parceria com as delegacias para identificar e prender criminosos envolvidos nesse tipo de delito. A corporação reforçou ainda a importância de ser acionada para casos imediatos pela central 190 e pelo aplicativo RJ 190 e também do registro de ocorrências nas delegacias.