Rio – Câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) da Prefeitura de Niterói ajudaram na apreensão de um adolescente durante o arrombamento de uma banca de jornais na Avenida Nilo Peçanha, no Ingá, bairro do município da Região Metropolitana. O caso ocorreu na madrugada desta terça-feira (8).
Veja o vídeo:
Adolescente é apreendido após ser captado por câmera de segurança durante furto a banca de jornais em Niterói
As imagens mostram o adolescente na calçada, próximo à banca e aparentemente tentando usar uma ferramenta para destravar a porta. Menos de cinco minutos depois, policiais do 12º BPM (Niterói), acionados pelo Cisp, chegam ao local.
De acordo com a Prefeitura de Niterói, os PMs encontraram a banca revirada, com a porta violada, moedas espalhadas no chão e um facão abandonado. Em seguida, fizeram uma busca no entorno e localizaram o suspeito, com informações e características passadas por guardas municipais que trabalham no Cisp.
O adolescente foi encaminhado à 76ª DP (Niterói), onde inicialmente negou que tivesse cometido o ato, mas depois acabou confessando. Contra ele, havia um mandado de busca e apreensão por envolvimento com tráfico de drogas, expedido pelo Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de São Gonçalo.
O jovem - que também é suspeito por atos semelhantes em outros comércios na localidade - foi autuado por ato infracional análogo a furto e permaneceu apreendido.
Antônio Ciambarella, diretor da organização, afirmou na ocasião que a maior incidência de crimes se dá na madrugada, quando as ruas estão vazias - como aconteceu nesta terça. Ele destacou ainda que os autores geralmente são pessoas em situação de rua, que fingem dormir ao lado do estabelecimento para cometer os delitos, e que cigarros estão no topo da lista de itens mais furtados.
Procurada por O DIA para tratar sobre os repetidos casos de crimes contra bancas em Niterói, a PM comunicou que o 12°BPM (Niterói) trabalha em parceria com as delegacias para identificar e prender criminosos envolvidos nesse tipo de delito. A corporação reforçou ainda a importância de ser acionada para casos imediatos pela central 190 e pelo aplicativo RJ 190 e também do registro de ocorrências nas delegacias.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.