Curso de primeiros socorros aconteceu aos pés do Cristo Redentor nesta quarta-feira (19)Guilherme Silva / Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor
Visitação ao Cristo Redentor é suspensa por pane em elevadores
Funcionamento foi normalizado às 16h30, após aproximadamente 1h30 de manutenção
Rio - O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) suspendeu a visitação ao Alto Corcovado por causa de um problema nos elevadores que levam ao Cristo Redentor, entre 15h e 16h30 desta terça-feira (8). De acordo com a concessionária Trem do Corcovado, responsável pela manutenção dos aparelhos, um pico de luz causou a pane e equipes prontamente atuaram na normalização do serviço.
Desde dezembro de 2024, o ICMBio atua com objetivo de promover revitalização e modernização do Alto Corcovado, o que inclui a instalação de três novos elevadores. "No dia 20 de março, foi assinado o contrato com a empresa Otis para dar início à troca por equipamentos de última geração e com eficiência energética", comunicou o instituto.
No planejamento, também estão incluídas novas escadas rolantes, reforma e instalação de dois banheiros, modernização do hall dos elevadores, reforma dos contrafortes para reforço da sustentação do platô principal do Alto Corcovado e contenção de taludes e encostas de pontos da Serra da Carioca.
Em meados de março, o turista gaúcho Jorge Alex Duarte, de 54 anos, morreu após passar mal nas escadarias do Complexo do Alto Corcovado, que dão acesso ao Cristo Redentor. De acordo com testemunhas, o homem desmaiou por volta das 7h30 e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou às 8h13 para atendimento, mas ele já estava sem vida. Na ocasião, o posto médico do Complexo estava fechado.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.