Tradicional festa da Prefeitura de Volta Redonda vai distribuir chocolates para as crianças até o domingo, dia 17Cris de Oliveira
Muito além da caça aos ovos: escolas ensinam valores da Páscoa
Educação infantil resgata o verdadeiro significado da Páscoa com atividades lúdicas
Enquanto o coelho e os ovos de chocolate continuam encantando as crianças, escolas e creches estão indo além da tradição lúdica para ensinar os valores das datas comemorativas. Por meio de contações de histórias, teatros e ações comunitárias, educadores aproveitam a Semana Santa e a Páscoa como oportunidades para reforçar o papel social da data.
Maria Clara Vieira, auxiliar em pedagogia, explica que realizando atividades lúdicas e interativas, além de estimular a socialização, as crianças também absorvem o real significado das principais datas comemorativas do nosso calendário. Na Páscoa não é diferente.
“Essas comemorações são uma oportunidade incrível pra criança aprender brincando. Normalmente trabalhamos essas datas de forma interativa, com atividades práticas, jogos, contação de histórias, então elas se envolvem de verdade. E isso faz com que o significado da data fique mais claro para elas. No estágio vejo como elas se animam quando participam de alguma coisa, não só assistem. Isso acaba ajudando também na socialização, no trabalho em grupo e até na criatividade”, explicou a estagiária em pedagogia.
No âmbito religioso, a Páscoa é muito mais do que apenas uma saudação ao coelhinho e distribuição de chocolates. Maria Clara também explica que como a Páscoa é símbolo de uma renovação da fé, a realização de outras atividades fazem com que este significado seja compreendido pelas crianças.
“Acho que o segredo é ouvir e incluir bastante as crianças, sem dar ordens. Em vez de focar apenas em coelhinhos e chocolate, a gente traz uma historinha, uma música e propõe um bate-papo sobre amizade e ajudar o outro, no ritmo deles, de acordo com a idade deles. Oferecemos também trocar recadinhos, pintar cartões ou montar um mural de gentilezas e deixar cada criança escolher como quer participar. Com isso, enquanto estão praticando, acabam absorvendo o verdadeiro espírito da Páscoa”, comentou.
Por parte dos pais, a interação das crianças com as datas comemorativas é motivo de alívio e alegria. Isso acontece pois o significado destes períodos é explicado sem ser de uma forma imposta por qualquer tipo de vocação.
“Os pais geralmente adoram, e acabam sempre elogiando como a escola trabalha além dos livros mas também sentimentos e valores. E as crianças amam, elas se empolgam muito durante as atividades sobre essas datas. E no meio da diversão, aprendem tudo sem nem perceber. Quando chegam em casa, contam cada detalhe, e isso ainda aproxima família e escola de um jeito mais leve”, concluiu Maria Clara.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.