Palácio Tiradentes terá visita teatralizadaDivulgação/ Alerj

Rio - O Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), abrirá as portas na próxima segunda-feira (21) para o público com uma programação especial e gratuita.
Durante todo o dia, visitantes poderão participar de uma visita guiada teatralizada que mergulha na história do herói nacional e do próprio edifício que leva seu nome. Ao longo de seis sessões, realizadas entre 10h e 16h, sete personagens históricos vão conduzir os participantes em uma jornada lúdica e interativa, relembrando momentos marcantes da Inconfidência Mineira.
Entre os destaques do roteiro estão passagens pela vida de Tiradentes e aparições de figuras históricas, como a rainha Dona Maria I. O percurso passa por pontos emblemáticos do Palácio, incluindo as escadarias da Rua Primeiro de Março, o Saguão Getúlio Vargas, o Salão Nobre, a Biblioteca Dona Maria Portugal Duque Costa, o Plenário Barbosa Lima Sobrinho e corredores históricos.
"A visita teatralizada será muito especial, pois o público conhecerá tanto a história do herói como a do Palácio Tiradentes, que é a sede histórica do Parlamento fluminense. Será uma honra abrir as portas da Alerj neste feriado", diz Fernanda Figueiredo, diretora de Cultura da Alerj.
Cada sessão tem duração aproximada de 40 minutos, com início às 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h. As senhas serão distribuídas gratuitamente na entrada principal do Palácio, localizado na Rua Primeiro de Março, s/nº – Praça XV, no Centro do Rio. A classificação é livre, e o evento conta com acesso para cadeirantes pela Rua Dom Manuel, s/nº.