Rio - Após o temporal que atingiu o Rio na noite de sábado (19), a previsão para o domingo de Páscoa é de céu encoberto a nublado, com chuva fraca a moderada a qualquer momento do dia. Os ventos estarão moderados a fortes e as temperaturas em declínio, com máxima prevista de 28°C e mínima de 18°C.
fotogaleria
De acordo com o Alerta Rio, as condições do tempo na cidade são influenciadas pelo deslocamento de uma frente fria pelo oceano, juntamente com transporte de umidade do mar para o continente. O município permanece no Estágio 2 desde às 22h10 de sábado (19).
Para segunda-feira (21), feriado de Tiradentes, o tempo permanece encoberto com com chuva fraca a moderada isolada até o período da tarde. Os ventos estarão fracos a moderados. As temperaturas terão uma leve queda, com máxima de 27ºC e mínima de 17ºC.
Na terça (22) e na quarta-feira (23), feriado de São Jorge, haverá redução gradativa de nebulosidade e não há previsão de chuva na cidade do Rio. A temperaturas devem aumentar, com máxima de 32ºC.
Estragos causados pela chuva
Os maiores acumulados de chuva foram registrados na Ilha do Governador, Zona Norte (74,8mm), Grajaú (15,8mm), e Saúde (11,8mm). Outros pontos que também tiveram chuva forte foram as cidades da Região Metropolitana, como Niterói e São Gonçalo.
Na Ilha do Governador, o Centro de Operações Rio registrou duas quedas de muros: Um na Rua Babaçu, entre a Rua Dom Antônio de Macedo e a Estrada do Galeão, no Jardim Guanabara, e outro na Rua Coatata, altura da Estrada do Galeão, na Cacuia. Em ambos os casos, não houve feridos. Na mesma região, um poste caiu Estrada do Galeão, altura da Base Aérea, Galeão.
Quedas de árvores sob fiação ocorreram ainda na Rua Henrique Morize, altura da Borda do Mato, no Grajaú, e na Rua Aureliano Pimentel, altura da Rua Breno Guimarães, no Jardim Guanabara, na Ilha do Governador.
Na Estrada Padre Roser, altura da Rua Barroso Pereira, sentido Madureira, em Irajá, Zona Norte, e no Túnel Martim de Sá, sentido Centro, na Lapa, houveram quedas de galhos.
Nas redes sociais, imagens mostram os estragos também na Região Metropolitana, que ficou com ruas completamente alagadas.
CHUVA EM NITERÓI l Bastou uma tempestade de, aproximadamente, 2 horas para que a Alameda São Boa Ventura, no bairro do Fonseca, em Niterói, virasse um lago. A enchente que impediu a circulação de motoristas e pedestres. pic.twitter.com/DtuUC9F1l0
Desde por volta das 21h deste sábado (19), a Ilha do Governador vem sendo atingida por uma forte chuva isolada que ainda persiste e já provoca diversos transtornos na região. pic.twitter.com/sHKGWAuoLA
Em Niterói, a prefeitura informou que nenhuma ocorrência grave foi registrada. Desde sábado à noite (19), mais de 400 funcionários da Seconser e da Clin estão nas ruas atuando na limpeza e desobstrução de ruas que ficaram alagadas em função do volume atípico de água em menos de 24 horas.
"As medidas preventivas adotadas pela Prefeitura, com obras de contenção de encostas, macrodrenagem e monitoramento permanente ajudaram a minimizar os impactos para a população. Sirenes também foram acionadas por medida preventiva nas áreas com os maiores acumulados de chuva, e equipes da Defesa Civil, Samu, Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária, e das Administrações Regionais foram deslocadas para orientar a população", explicou em comunicado.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.