Casarão desabou no Centro no último dia 20 de marçoPedro Teixeira/Agência O DIA

Rio – A Polícia Civil vai intimar na próxima semana o homem que pode ser o proprietário do casarão que desabou em 20 de março na Rua Senador Pompeu, Centro do Rio. No acidente, um homem, que estava dentro de um carro estacionado próximo ao imóvel, morreu ao ser atingido pelos escombros.
Em entrevista ao DIA, o delegado Mário Andrade, titular da 4ª DP (Presidente Vargas), responsável pelo caso, explicou que a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento enviou o nome de uma pessoa que consta nos arquivos da pasta como proprietário, mas existe a possibilidade de que ele não seja mais. Por isso, ainda não é possível afirmar que se trata do dono do imóvel.
"Ele vai ser intimado e vou aguardar o comparecimento para esclarecer isso e outros pontos", disse o delegado, que também pediu à secretaria o histórico da documentação do casarão.
O homem - que não teve a identidade divulgada - poderá ser autuado pelo crime de desabamento, com possibilidade de aumento de pena, a depender da tipificação como homicídio culposo ou doloso. 
O imóvel, que ficava na esquina da Senador Pompeu com a Visconde da Gávea e contava com três andares,  estava abandonado havia anos. O proprietário, embora notificado e intimado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano desde 2014, não tomou providências.
Segundo a Defesa Civil, responsável pelas vistorias, o casarão já apresentava ameaça de desabamento em setembro do ano passado, com acelerado estado de degradação, quedas de revestimento, risco de desprendimento de rebocos da fachada e sem telhado.
Questionada quanto à demora para o envio dos dados solicitados pelo delegado e à situação atual do terreno onde ficava o casarão, a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento ainda não retornou. O espaço segue disponível.