Coletiva apresentou esquema completo dos órgãos municipais para o show da Lady GagaReginaldo Pimenta/Agência O DIA

Rio - O show de Lady Gaga no próximo dia 3 deve atrair um público de 1,6 milhão de pessoas para a Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, e a cidade terá um esquema com 78 torres de segurança, 18 câmeras de reconhecimento facial e 150 detectores de metal na orla.
O presidente da Riotur, Bernardo Fellows, apresentou, nesta sexta-feira (25), no Centro de Operações Rio (COR), o esquema completo dos órgãos municipais para a Operação Lady Gaga no Rio, que começa 0h de sexta-feira (2) e termina às 4h de domingo (4). Segundo ele, o evento terá início às 17h30, com DJs tocando até a apresentação da cantora, prevista para às 21h45. Depois do fim, por volta de 0h15, ainda haverá outro DJ na praia.
Na coletiva, Fellows destacou que a cidade está preparada para o show da cantora e fez um convite aos turistas. "Venham para o Rio, ainda tem vagas nos hotéis, poucas mas ainda tem. A cidade está super preparada para que a gente ofereça esse show tão esperado por todos os cariocas e brasileiros na nossa cidade. Aqueles que ainda não se decidiram, venham para o Rio, nós estamos de braços abertos esperando vocês", declarou o presidente. 
O secretário municipal de Cultura, Lucas Padilha, pontuou que a expectativa é de impacto econômico de R$ 600 milhões e destacou que o município já deve ter movimentação a partir deste fim de semana. Nas próximas segunda (28) e terça-feira (29), o Rio recebe a Reunião de Chanceleres da Presidência Brasileira do BRICS, e há ainda o feriado do Dia do Trabalho, em 1° de maio.

"O Rio de Janeiro está em festa e está preparado para isso. São R$ 600 milhões de impacto econômico calculado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (...) É uma cidade que é, de certa forma, acessível, é o único show gratuito da Lady Gaga dessa parte especial da turnê dela. Isso atrai para a cidade muitos eventos anteriores, festas, fã clubes, importante movimentação na cidade, já a partir desse fim de semana, para todos os turistas e cariocas".
Entre os dias 1º e 4 de maio, o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, contará com 24 voos extras operados pela LATAM. A companhia aérea Azul prevê 230 operações e outras 252 no Aeroporto Santos Dumont. Em 17 de abril, de acordo com um levantamento da Hotéis Rio, a taxa média de ocupação hoteleira na cidade para o período havia atingido a marca de 71,4%, superando os níveis habituais de maio.
Esquema terá estrutura com monitoramento, banheiros e fiscalizações
Ao longo da orla, o público vai contar com 550 banheiros químicos, incluindo para Pessoas com Deficiência (PCDs). Haverá dois contêineres destinados ao Corpo de Bombeiros, sendo um deles na altura da Avenida Princesa Isabel e o outro próximo a Rua Figueiredo de Magalhães. Já a Central de órgãos públicos terá duas salas de monitoramento, das Secretarias Municipais da Mulher e Assistência Social e de outras pastas.
Para garantir o ordenamento urbano, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal terão 1.310 agentes, 78 viaturas, 24 motocicletas e 9 reboques. As equipes vão realizar patrulhamento preventivo, ordenamento de trânsito, desobstrução da área pública, além de fiscalizações de comércio ambulante; estacionamento irregular; de táxis, carros de aplicativo e transporte complementar. A Seop realiza ainda a Operação Tatuí, de fiscalização de quiosques e barracas, que faz uma varredura na areia para localizar possíveis objetos irregulares escondidos.
"O nosso planejamento de operações é muito anterior ao dia do evento. Especialmente esse ano, com a prolongação do feriado de 1º de maio, a gente já tem uma expectativa de grande público na cidade, então a gente reforça as ações nas portas de entrada e saída, focando no ordenamento urbano e patrulhamento preventivo", disse o secretário municipal de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Já o Centro de Operação Rio vai atuar com 240 câmeras em Copacabana, sendo 106 delas posicionadas na Avenida Atlântica, e quatro drones que vão operar a partir do Centro Avançado instalado na esquina da Atlântica com a Rua da República. O COR também terá acesso a 40 câmeras da organização do evento e recomenda que tanto cariocas, quanto turistas se informem pelo aplicativo COR.Rio, disponível gratuitamente para Android e iOS, que tem orientações em português e outros idiomas.
"A gente está num esforço operacional gigante, mas isso é o resultado de muito planejamento (...) Com o aprendizado da cidade com o evento da Madonna, a gente mapeou as principais rotas de chegada em Copacabana. A principal orientação é para que o público use transporte público, mas a gente mapeou as principais rotas, que serão monitoradas", explicou o chefe-executivo do COR, coronel Marcos Belchior. 
A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) terá o trabalho de 1.630 garis, 2 mil contêineres de 240 litros e 200 de 1,2 mil litros na areia e calçadão da Avenida Atlântica, bem como 42 equipamentos, sendo 6 tratores de remoção; 6 tratores de peneiramento; 2 mini máquinas; 7 pás carregadoras, 21 basculantes; e 65 veículos divididos em 26 moto-bombas 12 caminhões-pipas, 14 compactadoras; 4 varredeiras de grande porte, 4 de médio porte e 4 mini varradeiras; além de um caminhão elétrico.
"Vai ser a maior operação da história da Comlurb de limpeza hidráulica num grande evento e teremos também utilização de essência de eucalipto, para que a Princesinha do Mar amanheça muito cheirosa", comentou o diretor operacional da Comlurb, Alexandre Campos. 
Por conta da apresentação, não haverá coleta noturna de lixo domiciliar em Copacabana no sábado (3). Os moradores do bairro devem fazer o descarte somente no domingo (4), no fim da tarde. A coleta será realizada a partir das 19h. A alteração é válida para prédios residenciais e comércio em geral.
Bloqueios de trânsito

O esquma de bloqueios montado pela Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio) seguirá o mesmo padrão do adotado em grandes eventos, como o Réveillon. Já nesta sexta-feira (2), haverá proibição de estacionamento em diversas áreas de Copacabana e Botafogo, próximo ao Túnel Velho, com a supressão de aproximadamente 3 mil vagas.

A partir de 0h sábado, ônibus fretados não terão permissão de entrar no bairro e estacionar nos bairros vizinhos, como Botafogo (incluindo o Morro do Pasmado), Ipanema, Lagoa e Urca. A partir das 7h, a Avenida Atlântica será totalmente interditada, com bloqueio para veículos em toda a via, incluindo a pista junto aos prédios e as ruas de acesso à orla. A partir das 18h, tem início o bloqueio ao acesso de veículos particulares à Copacabana, sendo permitida apenas a entrada de ônibus e táxis. Após às 19h30, somente pedestres poderão entrar. 
A CET-Rio vai operar em 27 pontos de bloqueio em vias de acesso. A liberação começará às 4h de domingo, com exceção da Avenida Atlântica, que seguirá fechada para tráfego até às 6h, quando a via será reaberta para veículos. A área de lazer na faixa da orla e a faixa reversível na pista junto às edificações serão mantidas. A ação terá 205 operadores de trânsito, 49 motocicletas, 26 viaturas, 10 reboques, 31 painéis de mensagens, 700 placas informativas e 45 faixas de orientação.
Ônibus, metrô e trem
Assim como no Réveillon, o principal ponto de embarque no dia do show será o Terminal Enseada de Botafogo, na Avenida das Nações Unidas, próximo ao Botafogo Praia Shopping, que entre 19h30 de sábado e 4h de domingo, concentrará todos os embarques, fluxos e destinos. Desse ponto sairão linhas regulares de ônibus com destino à Zona Sul - incluindo Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá - e à Zona Norte - com direção à Tijuca e ao Méier.
Durante o período, as linhas 100 (Central do Brasil), 167 (Terminal Gentileza), 483 (Penha) e 492 (Bancários) vão operar de forma especial, com partidas e chegadas no terminal de Botafogo. Ainda será possível utilizar os pontos de ônibus regulares na Praia de Botafogo para as linhas 309 (Terminal Alvorada), 550 (Cidade de Deus), 553 (Recreio), 554 (Vargem Grande), 410 (Saens Peña), 426 (Usina), 433 (Vila Isabel), 457 (Abolição) e 474 (Méier).

As três estações de metrô de Copacabana estarão abertas durante 24 horas, do sábado para o domingo. A estação Cardeal Arcoverde funcionará apenas para desembarque, entre 16h e 22h no dia 3. Haverá controle de fluxo nos arredores das estações para garantir a segurança da operação. Para ir ao show, o embarque poderá ser feito normalmente em qualquer estação, com pagamento por aproximação, cartão Giro ou Riocard. Após 0h, todas elas, exceto as de Copacabana, funcionarão apenas para desembarque.
Na volta do show, o público poderá utilizar as estações Siqueira Campos, Cantagalo e Cardeal Arcoverde. No entanto, não haverá venda de bilhetes na Cardeal Arcoverde. Durante a coletiva da Riotur, o especialista de planejamento operacional do MetrôRio, Marcelo Mancini, recomendou o uso da estação Siqueira Campos para chegada e saída, que possui dois acessos, 50% a mais de capacidade de embarque, mais validadores e bilheteria ativa.
Para quem for usar os trens da SuperVia, haverá reabertura da estação Central do Brasil à 0h do domingo, e estão programadas partidas no ramal Santa Cruz às 1h, 2h, 3h e 4h30; no ramal Saracuruna às 0h45, 1h45, 2h45 e 4h; e no ramal Japeri, às 0h30, 1h30, 2h30 e 4h.
BRT e VLT

No BRT, a Transoeste vai funcionar 24 horas nas linhas 11 e 22; a Transcarioca na linha 38; a Transolímpica na linha 51; a Transbrasil nas linhas 60 e 80; e a Conexão BRT com os ônibus alimentadores em todas as linhas. 

Já no VLT, a linha 1 funcionará 24 horas e o trecho entre o Terminal Gentileza e a Central do Brasil vão operar de forma contínua das 23h do dia 3 até às 5h do dia 4, com intervalos de 20 minutos. Serão aceitos os cartões RioCard e Jaé, que podem ser comprados ou recarregados nas paradas e estações. A recomendação é para que os créditos sejam inseridos com antecedência. 
Saúde terá postos, ambulâncias UTI e testagem rápida para ISTs

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou que a estrutura de saúde do evento contará com três postos médicos nas Avenidas Atlântica (canteiro central) com Princesa Isabel, na Praça do Lido e na Avenida Atlântica (canteiro central) com Rua República do Peru. Em cada um deles, haverá também três garis atuando na limpeza.

Ao todo, os postos vão ter 36 leitos, com seis deles de suporte avançado à vida; 30 médicos; 28 enfermeiros e 32 técnicos de enfermagem; e 80 maqueiros. O secretário destacou que a operação da saúde melhorou após a adoção de revistas. "A operação da saúde melhorou muito em Copacabana desde os pontos de revista, quando a gente impede materiais perfurocortantes, vidro, garrafas. Isso evita acidentes, então, para a gente, isso é muito importante", afirmou Soranz.
Pela primeira vez, a orla de Copacabana terá três ambulâncias UTIs espalhadas para necessidades extras. Os hospitais muncipais de referência para a operação serão o Miguel Couto, no Leblon, Zona Sul, e Souza Aguiar, no Centro, que terão reforço no funcionamento. "A cidade do Rio é preparada para acidentes de massa, então são dois hospitais bastante treinados e especializados para esses cuidados", apontou o secretário. 
Houve ainda reforço na vacinação contra o sarampo e gripe na rede hoteleira, nos aeroportos Santos Dumont e Internacional Tom Jobim, o Galeão, e na Rodoviária do Rio, devido a circulação das doenças em outros estados e países. O imunizante está disponível para todas as faixas etárias. No evento, a SMS vai oferecer testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HIV, hepatite e sífilis, bem como preservativos. 
Já o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) vai aumentar as fiscalizações antes e durante o evento, para identificar e evitar a venda de alimentos inadequados para o consumo. 
Show terá espaço para filhos de ambulantes e PCDs
A Secretaria Municipal de Assistência Social vai disponibilizar espaço de convivência para crianças filhas de ambulantes que trabalhem no show, na Escola Municipal Doutor Cícero Penna, das 17h até o término da apresentação. A SMAS ainda realiza identificação de crianças e adolescentes com pulseiras e promove campanha de enfrentamento à violência sexual e erradicação do trabalho infantil, nas estações Siqueira Campos e Arcoverde. A pasta também atuará em situações de vulnerabilidade social em toda área do evento.
Já a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência vai atuar para orientar, informar e controlar o acesso aos espaços PCDs que haverão no evento. "É importante frisar que para as pessoas entrarem nesses espaços, nós vamos fazer uma análise do documento que comprove a deficiência e documento com foto. A entrada é por ordem de chegada e cada pessoa com deficiência terá direito a um acompanhante. A gente vai fazer um controle para que o espaço seja usado por quem realmente precisa", disse a secretária Helena Werneck. 
O tempo de permanência nos dois espaços, que têm capacidades para 80 e 70 pessoas, será indeterminado e o uso estará sujeito à lotação. A secretária também alertou que a estação mais próxima aos locais é a Cardeal Arcoverde, mas a acessibilidade se dá por plataforma inclinada e escadas rolantes. Já a estação Siqueira Campos conta com elevadores. 
Atendimento à mulheres vítimas
A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Cuidados terá ações para vítimas de abuso ou violência, com campanha de conscientização e distribuição de materiais informativos. Durante a apresentação de Lady Gaga, uma equipe especializada com profissionais identificadas vai oferecer apoio imediato em casos de assédio ou violência.
Ao todo, serão 66 profissionais, incluindo técnicas, coordenadoras e motoristas preparadas para garantir um ambiente mais seguro e acolhedor para o público feminino. O suporte inclui atendimento no local, orientação e encaminhamento para atendimento médico, se necessário. As mulheres que forem atendidas no evento continuarão sendo acompanhadas posteriormente em algum dos equipamentos da pasta. 
Capitania dos Portos realiza ações preventivas
Desde 14 de abril, a Capitania dos Portos realiza ações preventivas, com inspeções prévias nas marinas para distribuição do passe livre, que permite a aproximação das embarcações à área do evento, e testes com etilômetro para a entrega das pulseiras "zero álcool" aos condutores. No dia do show, haverá fiscalização e orientação do tráfego aquaviário nas proximidades.
O crongrama e check-list das inspeções podem ser consultados no site da Capitania. As embarcações que forem inspecionadas e liberadas receberão um adesivo de identificação e serão direcionadas a áreas específicas de permanência durante o evento. A Área 1 será destinada às de grande porte, a Área 2 às de até 24 metros, e a Área 3 será exclusiva para embarcações oficiais do evento. 
Segundo o capitão de mar e guerra Luciano Calisto, a área marítima próxima ao local da apresentação estará interditada para embarcações não autorizadas das 16h de sábado até as 4h de domingo. A ação terá um navio-patrulha, oito lanchas rápidas, quatro motos aquáticas e cerca de 300 marinheiros e fuzileiros navais. A Capitania dos Portos poderá restringir ou proibir a navegação na Praia de Copacabana e na Baía de Guanabara, em caso de mau tempo.