Rio – Um casal de cobras foi resgatado durante um momento inusitado nesta quinta-feira (24), em Nova Friburgo, na Região Serrana. Acionada por moradores, uma equipe do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) encontrou os bichos copulando debaixo de uma cama de uma residência no distrito de Lumiar.
Veja o vídeo:
Casal de cobras é resgatado enquanto "namorava" debaixo da cama de uma residência em Nova Friburgo.
Um vídeo que registra a captura mostra que os “namorados” seguem entrelaçados mesmo depois de serem pegos por uma guarda-parque.
Segundo integrantes da Área de Proteção Ambiental Estadual Macaé de Cima, responsáveis pela captura, as cobras são Caninanas (Spilotes pullatus), uma espécie não venenosa. Consideradas ágeis, elas podem alcançar 2,5m de comprimento e, embora tenham sido flagradas em meio a um romance, costumam ter um comportamento solitário, se alimentando de pequenos animais como lagartas e sapos.
Após passarem por uma avaliação médica veterinária, as cobras apaixonadas foram reintroduzidas na natureza.
Bernardo Rossi, secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, orienta como a população deve agir caso encontre um animal silvestre em ambiente doméstico: “É sempre importante manter a calma, respeitar o espaço do animal e acionar imediatamente a equipe do parque mais próximo, que sempre será capacitada para realizar o manejo adequado em situações como esta”.
Resgate na Gávea
Já na manhã desta sexta-feira (25), por volta de 10h, o Corpo de Bombeiros recebeu chamado para resgatar uma cobra, de espécie ainda não identificada, na Gávea, Zona Sul do Rio. O animal estava no chão, próximo a uma árvore na Praça Santos Dumont.
Populares o avistaram e acionaram a corporação. Não há informações sobre a destinação da cobra.
Cobra estava ao lado de uma árvore na Praça Santos Dumont, na GáveaReprodução
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.