Castelo Mourisco, sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em ManguinhosFernando Frazão/Agência Brasil
Grátis! Fiocruz promove seminário sobre financiamento para ONGs de favelas
O programa de formação em captação e gestão tem como meta qualificar as organizações
Rio - Na próxima segunda-feira (5), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realiza o seminário “Financiar para Destravar”, na Casa Firjan, em Botafogo, a partir das 9h. O evento marca o início das aulas do novo Programa de Formação em Captação e Gestão para Organizações de Favelas, que oferecerá capacitação gratuita a lideranças e entidades sociais atuantes em territórios periféricos do Rio de Janeiro.
O seminário tem como objetivo central fomentar a discussão sobre a urgência de transformar o ecossistema de financiamento social e filantrópico no Brasil, tornando-o mais acessível e justo para organizações que atuam em favelas. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Diretoria Executiva da Fiocruz, o Escritório de Captação de Recursos (EC/Fiocruz) e o Plano Integrado de Saúde nas Favelas do Rio de Janeiro.
Entre os nomes confirmados para o debate estão Guilherme Simões, Secretário Nacional de Periferias, e Tereza Campello, Diretora Socioambiental do BNDES. A mediação será feita por Luis Fernando Donadio, coordenador do EC/Fiocruz, que também participa da mesa de abertura ao lado do diretor executivo da Fundação, Juliano Lima.
Segundo os organizadores, a proposta parte do entendimento de que as favelas são ambientes férteis para o empreendedorismo e para negócios de impacto social. No entanto, organizações que atuam nesses territórios enfrentam grandes obstáculos para acessar recursos financeiros.
O Programa de Formação em Captação e Gestão para Organizações de Favelas tem como meta qualificar 50 organizações sociais do Rio de Janeiro, oferecendo conteúdos voltados para captação de recursos e gestão de projetos. A iniciativa visa fortalecer institucionalmente esses grupos e ampliar sua capacidade de atuação e sustentabilidade.
A gestão cultural do programa será feita pela Sociedade de Promoção Sociocultural da Fiocruz (SOCULTFio), também envolvida na articulação com o Plano Integrado de Saúde nas Favelas. Para confirmar presença, é necessário enviar e-mail para: jaqueline.pimentel@fiocruz.br .

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.