Rio - Passageiros viveram momentos de terror durante um intenso tiroteio em uma megaoperação da Polícia Civil no Complexo de Israel, na Zona Norte, na manhã desta terça-feira (10). Em vídeos que circulam nas redes sociais é possível ver o desespero de uma mulher ao cantar um hino de louvor, enquanto um homem tenta manter a calma dos demais usuários com frases positivas em uma estação do BRT. Na ação, quatro pessoas foram baleadas, incluindo o motorista e o passageiro de um ônibus.
O confronto provocou o fechamento da Avenida Brasil e Linha Amarela por mais de 1h30 e também afetou a circulação de trens, ônibus e BRT.
Veja vídeo:
Passageiros do BRT vivem momentos de terror em meio a tiroteio no Complexo de Israel, na Zona Norte. No momento de desespero, uma mulher chegou a cantar louvor para tentar manter a calma
Segundo a MobiRio, na altura da estação Vigário Geral, algumas linhas do BRT do corredor Transbrasil foram interrompidas por segurança. Serviços afetados: 60 -Deodoro x Gentileza (Parador); 61 - Deodoro x Gentileza (Expresso); e 71 - Vigário Geral x Gentileza (Expresso). Por volta das 7h15, a circulação foi normalizada.
De acordo com a Semove, o passageiro Manoel Americo da Silva, de 60 anos, foi atingido na linha 442B e levado para Hospital Geral de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Já o condutor Marcelo Silva Marques, 54, estava na linha 405T e precisou ser encaminhado para o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias.
Segundo a Secretaria Municipal de Nova Iguaçu, Manoel, atingido no ombro esquerdo, passou por procedimentos de urgência e está sendo avaliado pela equipe de ortopedia. O estado de saúde é estável. Já a Prefeitura de Caxias informou que Marcelo chegou a unidade com ferimento no braço esquerdo, relatando dor intensa. No momento, o paciente segue em avaliação pela equipe multidisciplinar, lúcido, orientado e estável.
Na mesma unidade, em Caxias, deu entrada Jerry Henrique Rodrigues das Chagas, 47 anos, baleado no pé esquerdo, e João André dos Santos, 62, atingido no cotovelo esquerdo. No momento, os pacientes estão lúcidos e orientados. Até o momento, não há informação exata dos locais em que eles estavam no momento do confronto.
Ao todo, quatro ônibus intermunicipais, dois da empresa Evanil, um da Linave Transporte e outro da Transporte e Turismo Machado, das linhas 442B, 405T, 420T e 444L, foram alvejados na região. O coletivo da Linave Transporte foi atingido por diversos tiros, tendo vidros quebrados e lataria perfurada, mas nenhum ferido.
Já segundo o Rio Ônibus, pelo menos 50 linhas municipais tiveram seus itinerários prejudicados. No entanto, com a liberação da Avenida Brasil e da Linha Vermelha, as linhas que passam na região voltaram a circular mas estão com intervalos irregulares. Apesar disso, por volta das 9h, a linha 335 (Cordovil x Tiradentes) ainda sofria com desvio no trajeto.
De acordo com o Centro de Operações Rio, a Avenida Brasil ficou fechada nos dois sentidos, entre as comunidades da Cidade Alta e Vigário Geral, sendo liberada por volta das 7h30. Já na Linha Vermelha, os bloqueios seguiram nos dois sentidos até pouco antes das 8h.
Ainda pela manhã, um ônibus de fretamento foi incendiado na Avenida Governador Leonel de Moura Brizola, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Por conta disso, linhas da Transportes Flores também precisaram desviar o trajeto.,
Em relação aos trens, a SuperVia informa que, por volta das 6h05, tiros atingiram a rede aérea na região de Parada Lucas/Cordovil. Às 14h, a concessionária informou que os trens do ramal Saracuruna já estão operando em todo o trecho. Entretanto, para o trabalho dos técnicos da rede aérea, os passageiros vão precisar realizar troca de composição na estação Penha para seguir viagem até os terminais. Ou seja, quem segue para Central do Brasil ou para Saracuruna precisa trocar de composição na estação Penha em função do tiroteio que afetou o sistema de rede aérea. O intervalo é de 40 minutos.
A operação mira integrantes da facção Terceiro Comando Puro (TCP), liderada por Álvaro Malaquias Santa Roso, o Peixão. Ao todo, 20 pessoas foram presas e os agentes apreenderam oito fuzis, duas pistolas, granadas e coquetéis molotov. Na região, uma nova área de lazer do tráfico também foi encontrada em construção.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.