Pacientes podem ter atendimento psicológico online evitando o deslocamentoDivulgação
A média de 5,28 atendimentos por cada paciente demonstra o acompanhamento contínuo como fundamental, especialmente em áreas como saúde mental, geriatria e doenças crônicas. Entre as especialidades mais demandadas pelo serviço de telemedicina estão: Enfermagem (5.198 atendimentos), Psicologia Clínica (4.327), Clínica Médica (2.757), Fisioterapia (2.517) e Fonoaudiologia (1.632).
A iniciativa do HUPE ampliou o acesso da população a demandas de saúde especializadas. E também promoveu a continuidade do cuidado, reduziu desigualdades regionais e modernizou a rede pública com soluções digitais de ponta, reflexo da política de investimentos contínuos em tecnologia e inovação do Governo do Estado.
"Estamos colhendo os frutos de um governo que investe em tecnologia, ciência e saúde pública de forma integrada. A teleconsulta é mais do que um avanço técnico: é uma política pública que salva vidas, reduz desigualdades e melhora a qualidade de vida dos fluminenses. O Rio de Janeiro tem orgulho de liderar essa transformação no SUS", declarou o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
Como se cadastrar
No horário agendado para a consulta, o profissional de saúde faz o contato diretamente pelo aplicativo. O paciente precisa ficar atento para atender a chamada e iniciar a sua consulta. A iniciativa foi a primeira na rede pública após a promulgação da Lei da Telessaúde (Lei 14.510), em dezembro de 2022.
"O Rio de Janeiro está na vanguarda da transformação digital da saúde pública. O modelo de teleconsulta do HUPE é uma prova de que é possível entregar cuidado de excelência com eficiência, acessibilidade e inovação", afirmou a secretária de Estado de Saúde, Cláudia Mello.
Mais conforto em casa
"O aplicativo é superintuitivo e fácil de baixar. Ele me fornece vários benefícios: evita grandes deslocamentos, reduz os gastos com transporte e me dá mais conforto. Procuro levar uma vida normal sem pensar na doença. As minhas consultas duram de 20 a 60 minutos e ainda faço quimioterapia de forma presencial no HUPE", disse Mirian Rodrigues.
Além disso, o projeto tem impacto direto na formação acadêmica e profissional dos alunos e residentes da UERJ, fortalecendo o papel da universidade pública na produção de conhecimento e na oferta de soluções inovadoras para o SUS.
A Central de Teleconsulta do HUPE já despertou o interesse de outras unidades da federação e tem sido citada como exemplo de boas práticas em saúde digital. A meta agora é ampliar ainda mais o número de especialidades e expandir o modelo para outras unidades da rede estadual.
"A telemedicina veio para ficar. E o HUPE mostra que, com planejamento, ética e tecnologia, é possível transformar realidades e salvar vidas", concluiu o diretor-geral do hospital, Rui de Teófilo e Figueiredo Filho.

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