Corpo do PM estava dentro de um carro abandonado na Avenida BrasilReprodução / TV Globo

Rio - Um policial militar de folga foi morto, na madrugada desta quarta-feira (18), na Avenida Brasil, na altura de Guadalupe, na Zona Norte. Ele teria reagido a uma tentativa de assalto.
O caso aconteceu na pista central da via, no sentido Zona Oeste. Segundo relatos, o cabo Alan Cesar Elídio de Sá, de 42 anos, lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Alemão, teve o carro abordado pelos criminosos e reagiu, chegando a sair do veículo e trocar tiros com os suspeitos.
O PM foi baleado e não resistiu aos ferimentos, morrendo no local. Os bandidos teriam levado a arma da vítima.
De acordo com a corporação, equipes do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) foram acionados para uma ocorrência de homicídio. No local, os agentes identificaram que a vítima era PM. 
O corpo do cabo foi encontrado próximo ao carro. O trecho ficou interditado por cerca de duas horas para realização da perícia.
O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC). Segundo a Polícia Civil, as diligências estão em andamento para apurar a autoria do crime. A principal linha de investigação é de latrocínio.
Familiares e colegas da corporação estiveram no Instituto Médico Médico Legal (IML) Afrânio Peixoto, no Centro, no fim da manhã para liberação do corpo. O enterro de Alan está previsto para acontecer nesta quinta-feira (19).
Dados
Um levantamento do Instituto Fogo Cruzado aponta que 61 agentes de segurança foram baleados na Região Metropolitana do Rio neste ano. Destes, 32 morreram e 29 ficaram feridos.
Do total, 43 eram policiais militares: 21 morreram e 22 ficaram feridos. Um desses casos ocorreu no último dia 11 com a execução do PM Uillian de Oliveira, de 44 anos, em Guapimirim, na Baixada Fluminense. Uma câmera de segurança flagrou toda a ação. No vídeo, é possível ver o cabo estacionando o carro em frente a uma casa. Logo depois, um veículo emparelha ao lado do dele e um dos criminosos, ainda dentro do carro, faz os primeiros disparos.
Na sequência, outro homem desce do veículo e também atira. Após a fuga do primeiro grupo, um segundo carro se aproxima da vítima e um terceiro atirador realiza novos disparos. O último criminoso se aproxima do corpo do policial e atira novamente, sem dar qualquer chance de defesa. Veja o vídeo:
Nesta segunda-feira (16), o policial civil Lucas Lopes Mourão, de 30 anos, foi baleado na cabeça, em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Ele teria sido alvo de uma tentativa de assalto. De acordo com relatos, dois criminosos em uma moto abordaram o policial quando ele passava de carro pela Estrada do Pacheco. Um dos suspeitos bateu com a arma no vidro do veículo do agente, que teria reagido. Lucas está internado no Hospital Estadual Alberto Torres.