Vitor Luiz dos Santos de Araújo foi encontrado pela família após ser visto por um amigo na LapaReprodução/Arquivo Pessoal

Rio - Familiares encontraram Vitor Luiz dos Santos de Araújo, 25, após nove dias de buscas. O jovem estava desaparecido desde de 12 de junho, quando esteve em um bar de Rio das Pedras, na Zona Oeste, e não fez mais contato. O rapaz foi localizado na noite de sábado (21), na Lapa, Centro do Rio, após um amigo ter o visto desorientado por ruas do bairro e alertado parentes. 
Segundo o pai, Geovane Araújo, na manhã de sábado, a família recebeu uma ligação de uma pessoa informando que viu Vitor Luiz na Lapa. Entretanto, eles não acreditaram ser verdade, já que sofreram tentativas de golpe envolvendo o desaparecimento do filho. Em um deles, os golpistas alegaram que o jovem havia sido sequestrado por dever R$ 400 para o bar onde esteve. No outro, pediram R$ 3,6 mil por PIX para pagar uma suposta dívida com o tráfico de drogas.
Entretanto, um amigo do irmão de Vitor Luiz o procurou na noite de ontem para avisar que também viu o jovem, na esquina da Rua do Senado com a Avenida Gomes Freire. De acordo com o relato, ele não estava sujo e tinha boa aparência. A família então decidiu seguir para o local indicado e conseguiu encontrar o rapaz próximo à Lapa, desorientado e com alguns hematomas. 
Por conta do estado dele, os parentes decidiram levá-lo para casa para descansar e ainda não sabem o que aconteceu entre o dia do desaparecimento e o momento em que foi encontrado. Eles ainda pretendem levar Vitor Luiz à uma unidade de saúde para passar por exames. "Sentimento de dever cumprido como pai, porque não parei em nenhum momento na procura por ele", desabafou Geovane. 
Entenda o caso
Na noite do dia do namorados, Vitor Luiz mandou uma mensagem para um amigo contando que estava em um bar com uma mulher, em Rio das Pedras. Na conversa, o jovem chegou a dizer que amigas dela também iriam ao local, como forma de convite, mas o rapaz não se encontrou com ele. Na manhã seguinte (13), ao mandar uma nova mensagem, o colega não teve resposta.
Já no sábado (14), Geovane e um irmão também tentaram fazer contato por mensagem, mas não foram respondidos e, no domingo (15), decidiram registrar o desaparecimento na 41ª DP (Tanque), além de fazer buscas em hospitais, UPAs e IML. A família realizou uma corrente nas redes sociais, pedindo informações sobre o paradeiro do jovem.
A mulher com quem Vitor Luiz se encontrou no bar chegou a entrar em contato com parentes e contou que ele estava com um amigo e deixou o estabelecimento sozinho para ir para outro, na mesma região. Apesar da insegurança, por conta do controle do crime organizado, o pai foi a Rio das Pedras para tentar encontrar o filho, sem sucesso. Segundo a Polícia Civil, o caso vinha sendo investigado pela Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA).