Rio - Após uma semana de transtornos para a emissão e retirada do Jaé em diversos pontos da cidade, a Prefeitura do Rio anunciou, nesta segunda-feira (23), a criação de três superpostos e a ampliação do horário de atendimento aos usuários. O bilhete será o único aceito nos transportes municipais do Rio, começando com a gratuidade, no próximo dia 5. A adoção total do sistema tem início em 2 de agosto.
Em coletiva de imprensa no Centro do Operações Rio (COR), o vice-prefeito Eduardo Cavaliere informou que, a partir de terça-feira (24), os postos passarão a funcionar das 7h às 19h, de segunda a sábado. Os usuários também poderão contar com três superpostos, no Clube dos Servidores, na Cidade Nova, no Centro do Rio, que já tem uma loja na Rua Ulysses Guimarães, outro na Praça do Trem do Engenhão, no Engenho de Dentro, na Zona Norte, que conta com um ponto na Nave do Conhecimento, e o terceiro na Vila Olímpica de Deodoro, na Zona Oeste, por conta da alta procura pelo cartão no terminal de BRT do bairro.
As lojas que já atendiam nesses bairros vão continuar funcionando. Confira os endereços ao final. O superposto do Centro começou as atividades nesta segunda, enquanto o do Engenho Dentro dá início na terça-feira e o de Deodoro na próxima quinta (26). O atendimento que já acontecia no posto de Botafogo, na Zona Sul, será feito em um novo endereço, a partir de amanhã, na Rua Dona Mariana, n° 48. A ampliação do atendimento ainda vai disponibilizar outros dois novos pontos na Zona Norte, sendo um no Shopping São Luiz, na Avenida Edgar Romero, n° 81, em Madureira, e outro na Arena Jovelina Pérola Negra, na Praça Ênio, na Pavuna.
"Para aqueles que ficaram nas filas, que infelizmente tiveram alguma dificuldade no atendimento, a gente pede desculpa aos cariocas que passaram por essa situação. Mas, de certa forma, as filas eram esperadas, a gente pediu para que as pessoas se programassem, quem pudesse, pedir em casa. A gente está muito sereno em relação a isso e o que a gente precisa agora é corrigir um percurso dentro daquilo que era esperado, absolutamente dentro do planejado, por conta da meta do volume de procura, volume de retirada. A gente vai adequando essa operação", explicou o vice-prefeito.
De acordo com a secretária municipal de transportes, Maína Celidonio, até o momento, foram realizados 2,4 milhões de cadastros, uma média de 10 mil novos cadastros diários, por aplicativo ou através das lojas, sendo 50% de gratuidade. Saiba quem pode utilizar o benefício abaixo. Destes, 1,4 milhão já foram emitidos e 440 mil passageiros por dia já estão usando o Jaé. Entre eles, 37% utilizam a forma totalmente digital, por QR Code.
Cartão Jaé começa a ser exclusivo em julho para gratuidadeDivulgação/Prefeitura do Rio
"A maior parte do público que estava nas lojas nessa semana, era para retirada de cartões. A gente tem hoje nas lojas, disponível para retirada, 35 mil cartões de gratuidade e 147 mil do público geral. A gente conseguiu identificar que essa era a principal demanda das lojas, estava um pouco demorada a entrega do cartão, então a gente está melhorando essa logística e aumentando a capacidade das lojas, para fazer com que essa retirada seja mais rápida", explicou a secretária.
Início da operação não afeta BUI, diz vice-prefeito
No último dia 12, a prefeitura informou que a operação exclusiva do Jaé terá início em 5 de julho, pela gratuidade, e a adoção total do sistema começa em 2 de agosto. Na mesma data, o Riocard deixará de funcionar, sendo possível acessar os transportes públicos municipais e o Bilhete Único Carioca (BUC) apenas pelo novo cartão. Entretanto, ônibus intermunicipais, trens, metrô e barcas continuarão utilizando o sistema Riocard. Na coletiva desta segunda-feira, Cavaliere reforçou que os usuários o Bilhete Único Intermunicipal (BUI) não serão afetados.
"Para o usuário de Bilhete Único Intermunicipal, nada muda na sua vida. Se você usa algum modal, seja barca vindo de Niterói, usando ônibus intermunicipal, usando trem, aqueles que são elegíveis para Bilhete Único Intermunicipal e tem integração, nada muda na sua vida (...) Até que se tenha uma mudança efetiva sobre quem controla os transportes no Governo do Estado, assim vai continuar. Acho que também dimunui o estresse sobre essa mudança que a gente está fazendo".
A secretária de transportes também alertou que os portadores do Riocard poderão continuar usando os créditos acumulados nos modais intermunicipais, como ônibus, metrô, trens e barcas, e o benefício da integração na cidade. "Eu sou usuário da intregração intermunicipal, depois pego um ônibus aqui dentro do município, gastando no máximo R$ 8,55. Essa pessoa não precisa fazer nada, ela vai usar Riocard no intermunicipal e passar o Riocard no municipal, pronto. Esse usário não precisa fazer nada, continua usando Riocard. Mas depois eu entro no município, preciso pegar o BRT, aí vai precisar do Jaé", orientou.
Celidonio destacou ainda que o Jaé terá o mesmo esquema de integração do BUC, que permite até três viagens consecutivas em modais municipais em um período de até três horas, desde que as viagens sigam o mesmo sentido e uma delas seja no BRT. Se o BRT não for utilizado, o benefício é limitado a duas viagens consecutivas no mesmo sentido.
Jaé é intimado após transtornos de usuários
A empresa responsável pelo Jaé foi intimada, na última sexta-feira (20), a prestar esclarecimentos sobre as longas filas de espera para atendimento e emissão do cartão. A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e o Procon também cobraram explicações sobre o desrespeito ao serviço prioritário estabelecido por lei. Os órgãos determinaram prazo de cinco dias corridos, sob pena de multa, para que a CBD Bilhete Digital apresente um plano detalhado de atendimento à população. Em caso de descumprimento, ficará determinada a imediata suspensão de distribuição do bilhete, até que sejam apresentados todos os dados e informações.
Segundo o cronograma anunciado à época do lançamento, em julho do ano passado, todos os passageiros já deveriam estar viajando com o Jaé desde fevereiro de 2024. No entanto, com as dificuldades para a implementação do serviço, o prazo foi adiado para fevereiro de 2025 e posteriomente para 1º de julho deste ano. Na ocasião do adiamento, diversos usuários enfrentaram problemas para realizar o cadastro, agendar a retirada do novo cartão ou validar benefícios como a gratuidade para idosos.
Como adquirir o Jaé?
De acordo com a Prefeitura do Rio, os idosos podem realizar o registro no aplicativo e usar o Jaé Gratuidade logo após a validação do cadastro biométrico, por meio da geração do QR Code pela plataforma. Caso prefiram a versão física do bilhete, podem solicitar a entrega domiciliar, que é gratuita. Se não conseguirem se cadastrar pelo celular, devem ir à uma das lojas ou postos de atendimento temporários. Confira o passo a passo abaixo.
Já as Pessoas com Deficiência (PCDs) ou doentes crônicos beneficiários de gratuidade nos transportes são cadastrados nas unidades de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) diretamente no sistema Jaé, para emitir o cartão de gratuidade. Após a concessão, o usuário poderá solicitar o bilhete pelo aplicativo ou em uma loja de atendimento. O cartão poderá ser retirado em loja gratuitamente ou entregue em domicílio, mediante pagamento de taxa de conveniência de R$ 7,95.
No caso dos estudantes de escolas municipais, no início do ano letivo, os cartões dos alunos matriculados foram enviados às respectivas escolas para entrega aos estudantes. Após esse procedimento, todas as unidades escolares foram orientadas a encaminhar os cadastros diretamente para o Jaé, para emitir o cartão de gratuidade. A solicitação do bilhete deve ser realizada pelo estudante por meio do aplicativo ou presencialmente em um dos postos.
O mesmo processo ocorreu nas unidades estaduais vinculadas à Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), com os cartões distribuídos às Diretorias Regionais Administrativas (Metropolitanas) antes de serem encaminhados às escolas. A solicitação pelos estudantes segue disponível via aplicativo ou nas lojas. No caso das escolas estaduais não ligadas à Seeduc e federais, a emissão deve ser solicitada diretamente pelo aluno, no aplicativo da Jaé ou indo até um dos postos. O bilhete pode ser retirado gratuitamente ou entregue em domicílio, com pagamento de taxa de R$ 7,95.
As instituições de ensino superior da cidade encaminham os cadastros de universitários cotistas e bolsistas do ProUni diretamente à concessionária Jaé. Os universitários com renda per capita familiar mensal de até um salário mínimo devem realizar o upload dos documentos exigidos pela legislação através do site Jaé Universitário. Independentemente da categoria de aluno, a solicitação do cartão deve ser feita via aplicativo, com a opção de retirada gratuita em loja ou entrega em domicílio mediante o pagamento de taxa. Confira o passo a passo abaixo.
Para as empresas do Rio, é necessário cadastrar os funcionários para a aquisição de vale-transporte. O processo de contratação é online e gratuito, disponível no site jae.com.br/empresas. O novo sistema simplificou o processo, eliminando a necessidade de desvincular compradores anteriores ou validar recargas, permitindo que os trabalhadores acessem os créditos de vale-transporte de forma imediata. Ainda é permitido acumular créditos de diferentes empregadores em um único cadastro ou cartão. Em caso de perda, os usuários podem continuar usando o vale-transporte por QR Code, até a entrega de um novo.
Por fim, o público geral pode baixar o aplicativo, seguir as instruções para cadastro e já começar a utilizar o Jaé de forma virtual no próprio celular. A solicitação do cartão físico com a bandeira Visa é gratuita e a retirada pode ser feita em uma das lojas de atendimento. Outra opção é pagar a taxa de R$ 7,95 e receber em casa. É possível também adquirir o cartão nas Máquinas de Autoatendimento, localizadas nas estações do BRT e nos terminais, e garantir o cartão avulso, que é um cartão verde, que não poderá ser associado à conta no aplicativo.
Serviço
Lojas Jaé, de segunda a sábado, das 7h às 19h:
Botafogo (sede da RioLuz, até 19h desta segunda-feira) – R. Voluntários da Pátria, 169 – Botafogo;
Botafogo (novo endereço a partir desta terça-feira) – R. Dona Mariana, 48 – Botafogo;
Campo Grande – Rua Aurélio de Figueiredo, 41, loja D;
Centro 1 CASS (sede da Prefeitura, segunda a sexta, exceto feriados, das 9h às 17h) – Rua Ulysses Guimarães, 2-14 – Cidade Nova;
Centro 2(em frente ao metrô da Estácio) - Rua Ulysses Guimarães, 16, loja A - Estácio;
Terminal BRT Alvorada – Av. das Américas, s/nº – Barra da Tijuca;
Terminal BRT Jardim Oceânico – Av. Armando Lombardi, 705 – Barra da Tijuca;
Terminal BRT Paulo da Portela Madureira(a partir de quarta-feira (25), atendimento apenas para o público geral) – Rua Padre Manso, s/nº, EF 203 – Madureira;
Madureira - Shopping São Luiz (apenas gratuidades) - Av. Ministro Edgard Romero, 81 - Madureira;
Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso, s/nº – Santa Cruz;
Terminal BRT Deodoro(aberta até quarta-feira (25)) – Estrada do Camboatá, 46, Deodoro;
Terminal Pingo D’Água – Estrada da Pedra Guaratiba;
Taquara – Av. Nelson Cardoso, 905 – loja 107, Taquara;
Terminal Gentileza (sem retirada de cartão) - Avenida Francisco Bicalho, São Cristóvão, Loja 32;
Arena Jovelina Pérola Negra (a partir de sexta-feira (27))- Praça Ênio, S/N, Pavuna;
Nave do Conhecimento Padre Miguel – Rua Bom Sossego, 380;
Superpostos Jaé, segunda a sábado, das 7h às 19h:
Clube do Servidor - Rua Ulysses Guimarães S/N, Cidade Nova;
Vila Olímpica de Deodoro (a partir de quinta-feira (26)) - Estrada do Camboatá, S/N- Deodoro;
Nave do Conhecimento Engenho de Dentro (a partir de terça-feira 24))– Rua Arquias Cordeiro, 1516.
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