Rio terá feriadão para cúpula do Brics em julhoDivulgação / BRICS

Rio - Os servidores públicos municipais terão um feriadão no início de julho. Nesta segunda-feira (23), o prefeito em exercício, Eduardo Cavaliere, decretou ponto facultativo no dia 4 de julho por causa da cúpula do Brics, que acontecerá na cidade. Trabalhadores de serviços essenciais, no entanto, ficarão de fora da folga.
A data, que cai em uma sexta-feira, se junta ao feriado de 7 de julho (segunda-feira), já decretado anteriormente pelo prefeito Eduardo Paes. Portanto, os servidores municipais terão um feriadão de quatro dias. 
Na decisão publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, Cavaliere cita a garantia da segurança, mobilidade e fluidez das vias localizadas nas regiões diretamente afetadas pelas atividades oficiais do evento, além da redução da circulação de pessoas e veículos próximo de onde os encontros serão realizados.
O encontro internacional acontecerá no Museu de Arte Moderna (MAM), no Parque do Flamengo, Zona Sul do Rio. O local recebe os chefes de Estado dos países que fazem parte do Brics nos dias 6 e 7 de julho, além de delegações parceiras.
O Brics é formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Irã. O Brasil está na presidência rotativa do grupo desde janeiro deste ano.