Juliana Marins, de 26 anos, caiu em trilha na IndonésiaReprodução

Rio - O resgate da turista brasileira Juliana Marins foi retomado na Indonésia por volta das 21h (horário de Brasília) desta segunda-feira (23). A informação foi confirmada pela família da jovem, que está recebendo notícias em tempo real das equipes de buscas. A turista aguarda socorro desde o último sábado (21), quando caiu durante uma trilha no Monte Rinjani
Conforme informado pelos parentes, os socorristas consideram usar uma furadeira para subir a montanha, como plano B das ações de resgate. As equipes também testam a hipótese de usar um helicóptero para chegar até Juliana, que já deslizou por cerca de 500 metros no vulcão.
"Temos a confirmação de que o resgate da Juliana foi retomado às 6h (horário local)! Uma furadeira está posicionada para subir a montanha e compor o plano B das ações de resgate. Estão testando a hipótese de usar um helicóptero para o resgate. Previsão entre as 11h e 12h do horário local", informou a família.
Também nesta segunda-feira (23), a operação de resgate para Juliana ganhou reforço de guias experientes. "A gente confirmou que existe um reforço indo ao encontro da Juliana nesse momento. Dois guias bem experientes que são referências na região, com equipamento específicos para o resgate. Eles seguem na trilha a caminho do local da queda mesmo a noite. Ainda não sabemos se há condições na continuidade do resgate após a chegada deles ao lugar, mas sabemos que há reforço qualificado chegando para trabalhar junto a equipe que está lá. Vamos conseguir!", publicou a irmã nas redes sociais.

Horas antes, uma equipe de Busca e Salvamento publicou nas redes sociais que localizou a turista brasileira. "O chefe do Escritório de Busca e Salvamento de Mataram, Muhamad Hariyadi, disse que a vítima foi encontrada nesta segunda-feira às 07h05 (horário de Brasília), a aproximadamente 500 metros do ponto inicial da queda", consta na publicação.
Ainda de acordo com a mensagem, a equipe conjunta de Busca e Salvamento conseguiu encontrar a sobrevivente com a visualização térmica do drone. "Com base no monitoramento do drone, a vítima não se movia. Atualmente, a equipe conjunta de Busca e Salvamento (SAR) continua trabalhando arduamente para resgatar a jovem, que caiu a centenas de metros de profundidade. Estamos limitados pelo terreno extremo e com neblina ao redor do local do incidente", publicou.
Pai tenta chegar na Indonésia
O pai da turista brasileira, Manoel Marins Filho, está a caminho da Indonésia para acompanhar de perto as buscas pela filha. Por volta das 15h desta segunda-feira (23), Manoel publicou um vídeo em suas redes sociais, direto do aeroporto de Lisboa, em Portugal, agradecendo a mobilização em torno do resgate.
No entanto, minutos depois, ele informou que o voo foi adiado, sem previsão de partida. O governo do Catar anunciou a suspensão temporária do tráfego aéreo em seu espaço para "garantir a segurança de cidadãos, residentes e visitantes". O voo de Manoel, com destino à Indonésia, faria escala no país.