O nome da campanha é uma homenagem à cor de animais popularmente chamados de 'caramelo'Free Pik

Rio – No embalo das campanhas que associam um mês e uma cor a fim de chamar atenção para os cuidados com a saúde do ser humano, o Rio ganhou uma nova mobilização, esta voltada para o bem-estar animal. Depois de aprovada na Câmara Municipal, a Outubro Laranja (Lei nº 8.951/2025) foi sancionada, nesta quarta-feira (25), pelo prefeito em exercício Eduardo Cavaliere (PSD).
A iniciativa tem o objetivo de difundir informações sobre os benefícios da castração como forma de prevenção de doenças, especialmente o câncer. O incentivo à posse responsável também é uma meta.
A realização da campanha se dará anualmente, sempre, claro, no mês de outubro, quando se celebra o Dia Mundial dos Animais (4). Já o 'caramelo' é uma referência à cor popularmente atribuída a cães facilmente vistos pela cidade e que ganharam popularidade nas redes sociais.
Dentre as atividades previstas no texto da lei, estão palestras, eventos, atividades educativas e a veiculação de materiais informativos, com orientações a tutores de animais domésticos. Também está no texto o estímulo ao envolvimento de organizações da sociedade civil quanto à importância da participação coletiva no cuidado com os animais. O responsável por definir as ações a serem desenvolvidas em cada edição será a prefeitura.
Os autores da lei são os vereadores Rosa Fernandes (PSD), Flávio Pato (PSD), Mônica Benício (PSOL), Leniel Borel (PP), Talita Galhardo (PSDB) e Rodrigo Vizeu (MDB).