Morro do Juramento sofre com constantes guerras entre facções rivaisArquivo / Agência O Dia

Rio - A Polícia Militar realiza uma operação no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte, nesta segunda-feira (30). Segundo relatos, já houve intensos tiroteios nesta manhã. A região vem sofrendo diariamente, há cerca de uma semana, com uma guerra entre facções pelo controle do território.
A ação é realizada por agentes do 41º BPM (Irajá). De acordo com a PM, dentre os objetivos, estão reprimir o crime organizado e prender envolvidos em disputas territoriais. Ainda não há registro de presos, feridos e apreensões.
Moradores relataram que, desde o início da manhã, aconteceram tiroteios na comunidade. O Instituto Fogo Cruzado e a plataforma Onde Tem Tiroteio (OTT) registraram tiros na região por volta das 6h30.
"Hoje [segunda] se completa uma semana de guerra na Comunidade do Juramento e eu só queria pedir paz e proteção", escreveu uma internauta. "Uma semana que meu som pra dormir e despertador é tiro comendo solto no Juramento", comentou outro.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que seis unidades da região foram impactadas devido a operação. Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disse que duas unidade que atendem a região tiveram impactos: uma suspendeu o funcionamento nesta segunda-feira (30); a outra manteve o atendimento à população, apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, foram suspensas.
Além do Juramento, a PM também atua nas comunidades do Juramentinho, em Tomás Coelho, no Morro do Dezoito e no Saçu, em Quintino, todas na Zona Norte.
Situação recorrente
Tiroteios também foram registrados no Morro do Juramento na noite deste domingo (29). Os tiros ocorreram no mesmo momento de um incêndio em uma área de mata da comunidade. A região é palco de uma disputa entre o Comando Vermelho (CV), que possui o controle atualmente, e o Terceiro Comando Puro (TCP), que tenta retomar o domínio.
No sábado (28), quatro bandidos morreram e um ficou ferido durante um confronto com policiais militares na Avenida Pastor Martin Luther King, em Vicente de Carvalho. Segundo a PM, o grupo atuava no tráfico de drogas do Comando Vermelho (CV) no Complexo da Penha e tinha envolvimento na guerra que acontece no Morro do Juramento e no Juramentinho. Durante a ação, os agentes apreenderam cinco fuzis e uma pistola.
Na manhã da última sexta-feira (27), uma moradora do Juramento teve a casa atingida por um tiro. Nas redes sociais, a mulher publicou um vídeo mostrando o estrago. O projétil atravessou a parede do quarto, provocando um grande buraco. No local, ainda é possível ver brinquedos de criança ao redor.
Na noite da última quinta-feira (26), um morador foi baleado no Morro do Juramento. O homem foi socorrido e encaminhado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.