Rio - A Polícia Militar realiza uma operação na comunidade da Serrinha, em Madureira, e no Morro da Primavera, em Cavalcanti, ambos na Zona Norte, na manhã desta terça-feira (1º). Dominadas pela facção Terceiro Comando Puro (TCP), as regiões sofrem com constantes confrontos devido à disputa de território com traficantes rivais do Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho.
fotogaleria
Na Serrinha, os policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) encontraram "seteiras" em muros de concreto, usadas por bandidos durante trocas de tiros. Além disso, o Batalhão de Ações com Cães (BAC) apreendeu 200kg de drogas e um fuzil calibre .50. Os materiais foram encontrados no telhado de uma casa.
Na Primavera, equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) localizaram uma possível área de lazer de criminosos, construída em área pública. Mais drogas e um veículo com adulteração de sinal identificador também foram apreendidos.
A operação, que conta com apoio do Grupamento Aeromóvel (GAM), têm como principal objetivo coibir a atuação de criminosos nas localidades.
Durante operação na Serrinha, policiais do #BOPE registraram imagens das seteiras em muros de concreto, utilizadas por criminosos para atacar as equipes e tentar impedir o avanço da operação. Em andamento.#COE#PMERJ#SempreAtuantepic.twitter.com/XRTbDi0sKm
Grande quantidade de #drogas e armamento foram descobertos pelo #BAC no telhado de um endereço, há pouco, localizado na Comunidade da Serrinha. Nossos cães farejadores continuam vasculhando a região. pic.twitter.com/cIuJ9qHWLY
Uma das lideranças das comunidades é o traficante William Yvens da Silva, homem de confiança de Wallace Brito Trindade, o Lacoste, que comanda o tráfico no Complexo da Serrinha. A quadrilha é investigada por usar drones para monitorar a movimentação de policiais na comunidade.
Impacto
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, na região da comunidade da Serrinha, quatro escolas foram impactadas. Na comunidade da Primavera, outras duas escolas suspenderam as aulas.
Até o momento, uma clínica da família que atende na Serrinha suspendeu o início do funcionamento e avalia a possibilidade de abertura nas próximas horas.
Terror e violência no Juramento
A região vem sofrendo diariamente, há cerca de uma semana, com uma guerra entre entre o Comando Vermelho (CV), que possui o controle atualmente no Juramento, e o Terceiro Comando Puro (TCP), que tenta retomar o domínio. Na segunda-feira (30), também houve uma operação na comunidade.
Tiroteios também foram registrados no Morro do Juramento na noite de domingo (29). No sábado (28), quatro bandidos morreram e um ficou ferido durante um confronto com policiais militares na Avenida Pastor Martin Luther King, em Vicente de Carvalho. Durante a ação, os agentes apreenderam cinco fuzis e uma pistola.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.