Estabelecimentos não apresentavam nota fiscal de peças automotivasAlexandre Simonini / Detran-RJ

Rio - Quatro ferros-velhos foram interditados nesta terça-feira (1º) na Avenida Brasil, em Realengo, Zona Oeste do Rio, durante uma operação de fiscalização coordenada pela Diretoria Geral de Desmontagem do Detran RJ. A ação faz parte da força-tarefa criada pelo Governo do Estado para combater o comércio irregular de peças automotivas e sucatas.
A operação teve o apoio de policiais do serviço reservado do 14º BPM (Bangu) e vistoriou oito estabelecimentos no total, incluindo dois que já possuem cadastro junto ao Detran. Dos comércios vistoriados, quatro ferros-velhos foram interditados por não apresentarem nota fiscal dos materiais comercializados. Três desses locais também foram autuados por despejo irregular de óleo de motor, o que configura risco ambiental.
Nos estabelecimentos regularizados, os agentes constataram falhas no cumprimento das normas do Detran, como a ausência de etiquetas em peças e deram prazo de 30 dias para que as irregularidades sejam sanadas.
A força-tarefa é formada por agentes do Detran RJ, polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Secretaria de Estado de Fazenda. Desde sua criação, em agosto de 2023, já foram realizadas 55 ações, com 118 ferros-velhos interditados em todo o estado.