Ex-jogadora de vôlei Sandra Mathias na saída da 15ª DP- Gávea, após prestar depoimento sobre as agressões contra entregadores, em São ConradoCleber Mendes/ Agência O Dia
Ex-jogadora de vôlei é condenada por racismo e agressões contra entregadores
Sandra Mathias Correia de Sá recebeu sentença de 4 anos e 4 meses de detenção que serão cumpridos, inicialmente, em regime aberto
Rio - O Tribunal de Justiça do Rio condenou, nesta quarta-feira (2), a ex-jogadora de vôlei e nutricionista Sandra Mathias Correia de Sá a 4 anos e 4 meses de detenção por racismo, injúria racial e lesão corporal. Em abril de 2023, a ex-atleta agrediu os entregadores Max Ângelo dos Santos e Viviane Maria de Souza em São Conrado, na Zona Sul.
Considerando o tempo da pena, o juízo da 40ª Vara Criminal do Rio fixou, inicialmente, o cumprimento da pena em regime aberto. Por ser uma decisão de primeira instância, Sandra pode recorrer da condenação em instâncias superiores.
"A defesa das vítimas recebe a publicação da sentença condenatória com a sensação de dever cumprido, mas, ciente de que a batalha ainda não acabou. Primeiro porque ainda cabe recurso de apelação e demais manobras jurídicas a tribunais superiores, benesse que possibilita a pessoas financeiramente poderosas recorrem por tempo indeterminado. Segundo porque toda a humilhação e consequências dessa ação criminosa ainda não foram reparadas na esfera cível que dever ter, ao afinal, uma condenação tão contundente quanto. Como dito inicialmente, a batalha continua e só com o trânsito em julgado de ambas as esferas, criminal e cível, a justiça de fato terá sido personificada", disse o advogado Joab Gama.
O DIA tenta contato com a defesa da Sandra, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.
Relembre o caso
O crime aconteceu no domingo de Páscoa depois que Sandra teria discriminado a presença dos entregadores Max Ângelo dos Santos e Viviane Maria de Souza sentados na porta de uma loja, na Estrada da Gávea. De acordo com as vítimas, a mulher passeava com o cachorro e, ao se deparar com o grupo, cuspiu no chão e seguiu andando com o animal. Ao voltar, Viviane questionou o motivo da raiva da ex-atleta de vôlei, que se alterou e passou a ofender e agredir os entregadores.
Durante os xingamentos, Sandra chamou Max de marginal e "preto de favela". Logo após, ela retira a coleira de seu cachorro e começa a chicotear as costas do entregador.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.