Rio – O cartão Jaé passa a ser obrigatório aos passageiros do transporte municipal do Rio com direito a gratuidades a partir deste sábado (5). Idosos, estudantes da rede pública de ensino, Pessoas Com Deficiência (PCDs) e doentes crônicos vinculados às unidades de saúde da cidade devem retirar seus bilhetes em postos de atendimento para terem acesso ao BRT, VLT, ônibus municipais e vans.
Em coletiva desta sexta-feira (4), o vice-prefeito Eduardo Cavaliere enfatizou que mesmo após o fim de semana, todos vão poder continuar se cadastrando no serviço. "Não é uma data que quem não se cadastrou não vai poder mais, pelo contrário. Amanhã, é o dia que a gente vira exclusividade da operação, mas todo mundo que quiser continuar pegando o seu cartão fazendo jus à gratuidade, pode seguir normalmente", disse.
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Cavaliere também afirmou que o idoso que esquecer ou perder seu cartão e quiser utilizar o transporte público da cidade pode utilizar a sua carteira de identidade normalmente para embarcar. "Isso está previsto no Estatuto do Idoso, legislação federal, e precisa ser cumprido."
A secretária Municipal de Transportes, Maína Celidonio, destacou que a gratuidade não exige o cartão físico. "No aplicativo, o seu dado já foi enviado pela clínica, instituição de ensino, ou idoso, que é reconhecido pela idade. Você baixa o aplicativo, faz o cadastro, já vai aparecer o seu cartão amarelinho e você pode utilizar o sistema de transporte. Não precisa do cartão físico. Com o cadastro digital, você tem acesso ao benefício", explicou.
Uma equipe do DIA esteve presente no posto de atendimento do Jaé na Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio, nesta sexta-feira para acompanhar a movimentação antes da obrigatoriedade às gratuidades entrar em vigor.
Sueli do Prado, de 72 anos, já está com o novo cartão em mãos. "Eu estive aqui no dia 24 de junho. Estava muito calor, muita fila, uma confusão. Ninguém dava informação correta. Eu já tinha baixado o aplicativo e achei que meu filho já havia feito o pedido, mas não tinha. Aí, eu fiz no dia 24, pelo aplicativo, que dava 10 dias [para fazer o cartão]. Até ontem, estava dando 'em produção', hoje eu já olhei de manhã e estava 'em ativo', então eu vim rápido. Ao invés de ficar no frio, na chuva, muita gente não saiu de casa ainda, mas eu peguei meu Jaé Idosa, e está funcionando", comemorou.
Ela ressaltou a importância das pessoas saberem que idosos têm direito a acessar os transportes apenas com a identidade, mas criticou a "confusão" na divulgação do novo sistema. "Se tivessem posto mais gente, tido melhores informações, a comunicação tivesse sido melhor, não teria havido tanta confusão."
Quem também já está com o bilhete é a aposentada Aurora Piedade, 74. "A experiência foi boa e rápida para mim. Eles só precisam enfatizar que quando alguém vem para tirar o cartão Jaé, não importa se é para idoso, gratuidade, tem que trazer comprovante de residência, porque eles não estão falando isso em nenhum órgão, nem televisão, rádio. Eles têm que enfatizar isso. Mas foi tudo ok porque eu já tinha feito no computador, então só cheguei aqui, não precisei tirar foto, nada. Eles me deram o cartãozinho", disse.
"Fiz o cadastro pela internet semana passada, só que tinha dado inconcluso porque tinha pedido para mandar ao escritório da minha amiga. Vim aqui para ver qual era o problema, mas estou levando meu cartão, tudo tranquilo", explicou.
Segundo dados da prefeitura, ao todo, já foram realizados 2,6 milhões de cadastros – destes, 1,1 milhão são gratuidades –, com 1,6 milhão de cartões emitidos e cerca de 520 mil embarques por dia útil, o que corresponde a 21% da utilização do Jaé no sistema, com aumento constante, estimado em 1% ao dia.
Riocard se manifesta sobre gratuidades
Perguntado sobre as expectativas para os cadastros das gratuidades, Eduardo Cavaliere criticou a Riocard por nunca ter passado os dados das pessoas que têm acesso a este direito.
"Só teve necessidade de cadastro de todas as gratuidades da cidade e estado do Rio, porque a gratuidade é nacional, para os idosos por exemplo, porque a Riocard nunca passou esses dados. Então, fica fácil entender porque o Jaé existe. A gente precisa ter acesso às informações de quem usa o sistema de transporte público no Rio de Janeiro. Os números de estimativa de uso das gratuidades não eram específicos porque a Riocard nunca passou os dados. Por isso precisamos fazer esforços de cadastramentos, os idosos precisaram procurar os pontos de atendimento para receber seus cartões. Se tivéssemos recebido os dados da Riocard, teríamos esse número preciso e teríamos acessado a pessoa diretamente com ela", disse o vice-prefeito.
"Onde isso não aconteceu? Com os dados que a gente controla. O público do sistema de saúde, temos exatamente quem é a pessoa. O público das escolas municipais e estaduais, esses dados não pertencem à Riocard, eles estão disponíveis pelas Secretarias Municipal e Estadual de Educação", afirmou.
Em nota, a Riocard se manifestou sobre críticas e destacou que "não tem nenhuma responsabilidade sobre o mau planejamento e a má gestão do processo de implementação do Jaé". "A Riocard colaborou sempre que foi solicitada pela Secretaria Municipal de Transportes e cumpriu todas as determinações recebidas. A própria Prefeitura determinou no edital de licitação da nova bilhetagem que o cadastramento e a emissão das gratuidades seria responsabilidade da nova concessionária, que assinou contrato com o governo municipal em novembro de 2022", diz o texto.
"Não é mais razoável a Secretaria Municipal de Transportes culpar a Riocard pelos transtornos causados à população considerando que o período de transição entre os dois sistemas se arrasta há mais de dois anos e meio e tem sido marcado por seguidos descumprimentos de contrato e adiamentos do início da operação por Incapacidade técnica da empresa responsável pela nova bilhetagem da Prefeitura", concluiu o comunicado.
Confira as gratuidades do Jaé
-Maiores de 65 anos; -PCDs e doentes crônicos vinculados às unidades de saúde da cidade do Rio; -Alunos da rede pública de ensinos fundamental e médio do município; -Universitários beneficiados por programa de cotas do Governo Federal ou o Programa Universidade Para Todos (IES); -Alunos universitários hipossuficientes;
Obrigatoriedade ao público geral
A adoção total do sistema começa em 2 de agosto. Nesta data, o Jaé será obrigatório ao público geral, e o Riocard irá parar de funcionar, sendo possível acessar os transportes públicos municipais e o Bilhete Único Carioca (BUC) apenas pelo novo cartão.
O BUC permite até três viagens consecutivas em modais de transporte municipais em um período de até três horas, desde que as viagens sigam o mesmo sentido e uma delas seja no BRT. Se o BRT não for utilizado, o benefício é limitado a duas viagens consecutivas no mesmo sentido.
O Jaé, que é totalmente digital, mas também oferece a opção de cartão físico, será o meio de pagamento para essas integrações. A Prefeitura do Rio recomenda que as pessoas evitem migrar para o novo sistema na última hora e baixem logo a última versão do aplicativo, que pode ser usado para o pagamento da passagem, através do QR Code. Os modais de transporte estaduais (ônibus intermunicipais, Supervia, metrô e barcas) continuarão utilizando o sistema Riocard.
Como adquirir o Jaé?
De acordo com a prefeitura, os idosos podem realizar o registro no aplicativo e usar o Jaé Gratuidade logo após a validação do cadastro biométrico, por meio da geração do QR Code pela plataforma. Caso prefiram a versão física do bilhete, podem solicitar a entrega domiciliar, que é gratuita. Se não conseguirem se cadastrar pelo celular, devem ir à uma das lojas ou postos de atendimento temporários. Confira o passo a passo abaixo.
Já as Pessoas com Deficiência (PCDs) ou doentes crônicos beneficiários de gratuidade nos transportes são cadastrados nas unidades de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) diretamente no sistema Jaé, para emitir o cartão de gratuidade. Após a concessão, o usuário poderá solicitar o bilhete pelo aplicativo ou em uma loja de atendimento. O cartão poderá ser retirado em loja gratuitamente ou entregue em domicílio, mediante pagamento de taxa de conveniência de R$ 7,95.
No caso dos estudantes de escolas municipais, no início do ano letivo, os cartões dos alunos matriculados foram enviados às respectivas escolas para entrega aos estudantes. Após esse procedimento, todas as unidades escolares foram orientadas a encaminhar os cadastros diretamente para o Jaé, para emitir o cartão de gratuidade. A solicitação do bilhete deve ser realizada pelo estudante por meio do aplicativo ou presencialmente em um dos postos.
O mesmo processo ocorreu nas unidades estaduais vinculadas à Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), com os cartões distribuídos às Diretorias Regionais Administrativas (Metropolitanas) antes de serem encaminhados às escolas. A solicitação pelos estudantes segue disponível via aplicativo ou nas lojas. No caso das escolas estaduais não ligadas à Seeduc e federais, a emissão deve ser solicitada diretamente pelo aluno, no aplicativo da Jaé ou indo até um dos postos. O bilhete pode ser retirado gratuitamente ou entregue em domicílio, com pagamento de taxa de R$ 7,95.
As instituições de ensino superior da cidade encaminham os cadastros de universitários cotistas e bolsistas do ProUni diretamente à concessionária Jaé. Os universitários com renda per capita familiar mensal de até um salário mínimo devem realizar o upload dos documentos exigidos pela legislação através do site Jaé Universitário. Independentemente da categoria de aluno, a solicitação do cartão deve ser feita via aplicativo, com a opção de retirada gratuita em loja ou entrega em domicílio mediante o pagamento de taxa. Confira o passo a passo abaixo.
Para as empresas do Rio, é necessário cadastrar os funcionários para a aquisição de vale-transporte. O processo de contratação é online e gratuito, disponível no site Jaé Empresas. O novo sistema simplificou o processo, eliminando a necessidade de desvincular compradores anteriores ou validar recargas, permitindo que os trabalhadores acessem os créditos de vale-transporte de forma imediata. Ainda é permitido acumular créditos de diferentes empregadores em um único cadastro ou cartão. Em caso de perda, os usuários podem continuar usando o vale-transporte por QR Code, até a entrega de um novo.
Por fim, o público geral pode baixar o aplicativo, seguir as instruções para cadastro e já começar a utilizar o Jaé de forma virtual no próprio celular. A solicitação do cartão físico com a bandeira Visa é gratuita e a retirada pode ser feita em uma das lojas de atendimento. Outra opção é pagar a taxa de R$ 7,95 e receber em casa. É possível também adquirir o cartão nas Máquinas de Autoatendimento, localizadas nas estações do BRT e nos terminais, e garantir o cartão avulso, que é um cartão verde, que não poderá ser associado à conta no aplicativo.
Expansão do atendimento
A prefeitura anunciou a criação de dois novos postos de atendimento do Jaé no Shopping dos Peixinhos, em Madureira, Zona Norte, e na Arena Jovelina Pérola Negra, Pavuna. Eles funcionam de segunda a sábado, das 7h às 19h.
Veja os pontos de atendimento, segunda a sábado, das 7h às 19h
Botafogo – R. Dona Mariana, 48 – Botafogo;
Centro 1 CASS (sede da Prefeitura, segunda a sexta, exceto feriados, das 9h às 17h) – Rua Ulysses Guimarães, 2-14 – Cidade Nova;
Centro 2 (em frente ao metrô da Estácio) - Rua Ulysses Guimarães, 16, loja A - Estácio;
Terminal BRT Alvorada – Av. das Américas, s/nº – Barra da Tijuca;
Terminal BRT Jardim Oceânico – Av. Armando Lombardi, 705 – Barra da Tijuca;
Terminal BRT Paulo da Portela (atendimento apenas para o público geral) – Rua Padre Manso, s/nº, EF 203 – Madureira;
Madureira – Shopping dos Peixinhos – Avenida Ministro Edgard Romero, 81 (exclusivo para gratuidades)
Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso, s/nº – Santa Cruz;
Terminal BRT Deodoro (aberta até quarta-feira (25)) – Estrada do Camboatá, 46, Deodoro;
Terminal Pingo D’Água – Estrada da Pedra – Guaratiba;
Taquara – Av. Nelson Cardoso, 905 – loja 107;
Terminal Gentileza – Avenida Francisco Bicalho, São Cristóvão, Loja 32;
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