Lula e Pham Minh Chinh celebraram primeira exportação de carne bovina brasileira e de tilápia vietnamitaReginaldo Pimenta/Agência O Dia
Presidente Lula faz reuniões com autoridades do Brics no Forte de Copacabana
Encontros bilaterais acontecem com presidentes e primeiros-ministros da Etiópia, Vietnã, Nigéria, Abu Dhabi e China
Rio - O presidente Luis Inácio Lula da Silva realiza, neste sábado (5), reuniões com autoridades do Brics. Os encontros bilaterais acontecem no Forte de Copacabana, na Zona Sul do Rio, com cinco presidentes e ministros. Nos próximos domingo (6) e segunda-feira (7), a cidade recebe a reunião da cúpula de líderes dos países do Sul Global, no Museu de Artes Modernas (MAM), no Aterro do Flamengo, Zona Sul.
As reuniões estavam previstas para ocorrer às 10h20, mas sofreram atraso de cerca de uma hora. No primeiro encontro, Lula e o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, enfatizaram a importância do respeito ao direito internacional e da solução pacífica de controvérsias. Eles reiteraram o papel do bloco na defesa do multilateralismo, na reforma das instituições de governança global e o compromisso com o enfrentamento à mudança do clima.
O líder etíope confirmou a participação ativa do país na COP-30, em Belém, no Pará. "Conversamos sobre o potencial da cooperação entre Brasil e Etiópia nas áreas de agricultura, mineração, energia, indústria e meio ambiente. Determinei o envio de missão empresarial brasileira à Etiópia para continuar identificando oportunidades para aprofundar o comércio e os investimentos bilaterais", afirmou Lula.
Logo depois, o presidente recebeu o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh. Eles celebraram a concretização da primeira exportação de carne bovina brasileira ao país e a primeira exportação de tilápia vietnamita para o Brasil. Os dois também destacaram o potencial da cooperação na agricultura, defesa, esportes, mineração, biocombustíveis e meio ambiente. Ainda na reunião, Lula reforçou o interesse da presidência brasileira do Mercosul em abrir uma frente de negociação de um acordo comercial com o Vietnã.
Os dois países se comprometeram a realizar missões empresariais com o propósito de ampliar as oportunidades de comércio e investimentos de parte a parte. Na ocasião, também foi assinado o Memorando de Entendimento sobre Cooperação no campo da Ciência, Tecnologia, Inovação e Transformação Digital. Assim como o líder da Etiopia, o primeiro-ministro vietnamita participa da COP-30, em novembro.
Neste sábado, estão previstos também encontros com o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, com o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Xeique Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan, e com o primeiro-ministro da China, Li Qiang.
Fórum Empresarial
Na manhã de hoje, o presidente já havia participado da abertura do Fórum Empresarial do Brics, no Píer Mauá, na Zona Portuária. Em seu discurso, Lula destacou o crescimento econômico dos países do grupo e o potencial em liderar um novo modelo de desenvolvimento sustentável. Ele também defendeu uma "governança multilateral" sobre a inteligência artificial (IA) e fez um apelo pelo fim das guerras, como as que acontecem na Faixa de Gaza e entre a Rússia e Ucrânia.
Participaram do Fórum o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do Primeiro Ministro da Malásia, Anwar bin Ibrahim. Outras autoridades, como o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o vice, Eduardo Cavaliere, o ministro do Comércio Exterior dos Emirados Árabes, Dr. Thani bin Ahmed Al Zeyoudi, e os presidentes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, do Conselho Empresarial do Brics (CEBRICS) e CEO da Embraer, Francisco Neto, e a da Aliança Empresarial de Mulheres do Brics e vice-presidente de Novos Negócios do Times Brasil, Mônica Monteiro.
O evento ainda contou com as presenças dos ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira; de Minas e Energia, Alexandre Silveira; da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. O embaixador brasileiro e presidente designado da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), André Correa do Lago, também esteve no Fórum.
Brics
O Brics é um fórum de coordenação política e diplomática para países do Sul Global, que atua no fortalecimento da cooperação econômica, política e social entre os membros, e aumento da influência na governança internacional. O grupo busca ampliar a legitimidade, a equidade de participação e a eficiência de instituições globais como a Organização das Nações Unidas (ONU), o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio (OMC).
O bloco também tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento social e econômico sustentável e promover a inclusão social. O Brics é composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Indonésia, e ainda tem como países parceiros a Bielorrússia, Bolívia, Cuba, Cazaquistão, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão.
*Colaborou Reginaldo Pimenta
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.