Obras são realizadas pela Fundação Rio-ÁguasReginaldo Pimenta / Agência O Dia
Representando o presidente Lula, o secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leonardo Picciani, ressaltou a importância da parceria. "A Prefeitura tinha esse projeto planejado, pronto e, quando surgiu a oportunidade de aportamos o recurso, nós aprovamos. Agora estamos migrando essa obra para o PAC, o que garante que não teremos nenhum problema orçamentário. Aqui as reclamações são constantes, de quando começa o verão e as chuvas, vem a agonia. Ficamos muito felizes de, junto com a Prefeitura, iniciar essa grande intervenção."
Nesta etapa, a Rua Bernardo de Vasconcelos, a Avenida Santa Cruz, algumas transversais e um trecho do Rio Catarino serão beneficiados com a drenagem.
Com as obras, que serão feitas pela Fundação Rio-Águas, uma segunda galeria vai ser construída para as águas do Rio Catarino, reforçando a capacidade de escoamento do rio. Essa galeria auxiliar será implantada sob as ruas Barão do Triunfo, Petrópolis, Baião e Travessa do Imperador. No total, estão previstos mais de cinco quilômetros de novas galerias pluviais.
O volume do piscinão de Realengo equivale a 20 mil caixas d’água de mil litros, tendo uma capacidade maior do que o da Praça da Bandeira, que armazena até 18 milhões de litros d'água. A construção servirá para conter o Rio Piraquara, que também será desassoreado. Ao todo, o projeto beneficiará cerca de 205 mil moradores do bairro, segundo dados do último Censo.
"Estamos todos muito felizes e com educação ambiental esperamos apoio dos moradores, já que estamos todos envelhecendo. Só de você pensar em ter uma chuva e não ter enchente, é um momento de muita alegria. Você não ter dificuldade de locomoção, prejuízo material, é uma coisa muito feliz para todos nós", afirmou.
Interdições
A partir deste sábado, a CET-Rio fará intervenções viárias na região para viabilizar as obras. A primeira ocorrerá na Rua do Imperador, que será totalmente interditada no trecho entre a Rua Bernardo de Vasconcelos e a Avenida Santa Cruz. Durante esse período, o tráfego será desviado para a Rua Lomas Valentinas.
Já na segunda-feira (21), as obras avançam para a Avenida Santa Cruz, no trecho entre a Rua Marechal Soares de Andrea e a Estrada General Canrobert Pereira da Costa. Neste local, será interditada apenas a faixa de rolamento da esquerda da via, sem a necessidade de desvio do tráfego, com o fluxo de veículos pela faixa liberada ao trânsito.








Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.