A maçã do amor que há séculos ocupava os postos nas festas juninas e quermesses espalhadas pelos estados do Brasil perdeu a majestade. Agora, quem reina absoluto, principalmente nas redes sociais, é o morango do amor. Não se fala em outra coisa. O doce consiste em morango, envolto com brigadeiro de leite em pó, e calda de açúcar com corante vermelho. A fruta bem vermelhinha, de nova roupagem, é citada por escritores como Fabrício Carpinejar, jornalistas e foi parar até no reels do apresentador Fábio Porchat, que não entende essa nova febre pois prefere um brigadeiro básico.
fotogaleria
Brincadeiras à parte, o fato é que a moda está pegando e docerias e confeitarias não param de produzir o novo 'queridinho da internet', que também vem ganhando fama em programas de televisão como Ana Maria Braga e telejornais como o Hoje, RJTV, ambos da TV Globo, e de outras emissoras. Tem gente, inclusive, ficando em filas para poder experimentar a tal da crocância do produto. O bom é que com essa história muita gente está conseguindo aumentar o orçamento.
Buquês bem saborosos
Esse é o caso da confeiteira Jacqueline Ribeiro, que acabou de se formar no curso de gastronomia da Faetec, na unidade de Quintino. Ela vem conseguindo ganhar um dinheiro com a venda dos quitutes. "Que loucura...Não sei de onde surgiu esse vídeo que viralizou. No meu ciclo de amigas confeiteiras ninguém sabe de onde veio a fonte, eu acredito que foi numa festa junina e alguém teve a ideia genial de criar esse morango do amor. Desde então é sucesso", diz ela, que, em princípio, até pensou em não aderir à moda.
"Eu estava decidida a não entrar nisso porque eu nunca tinha feito nem maçã do amor, e é muito trabalhoso, mas você abre o Instagram, o Facebook, só dá o morango do amor. Já estou fazendo até com brigadeiro de maracujá e calda transparente" , diz ela, que viu na 'febre' uma oportunidade de aumentar seus rendimentos. "Um dia fiz 25 morangos e vendi tudo. Fiz um reels sobre assunto e de 11 mil visualizações passou para 25 mil", comemora.
E Jacqueline também inova. Está fazendo buquê com morangos do amor. Mais romântico? Impossível. Ela conta que já está faltando ingrediente para a produção. "Não tem mais corante no Mercadão de Madureira. Tive que ir a Campo Grande comprar. Quem está encontrando leva e faz estoque porque está acabando", comenta.
A vigilante Raphaele Mendonça, cliente de Jacqueline, experimentou mas acredita que estão dando muito cartaz ao morango, que tirou a supremacia da maçã e de outras frutas como a uva. "Acho muito caro o doce é encontrado entre R$ 13 e R$ 25 para o que é, mas claro que quis experimentar. Acredito que tudo que aparece na internet fica hypado e as pessoas romantizam muito, visto que não é isso tudo", afirmou.
Se a calda desandar, vira morango do ódio
Coordenador do Curso de Gastronomia da Faetec, em Bangu, Tiago Garcia Feitosa conta que já houve a tendência entre os anos 90 e 2000, mas que agora o morango ganhou uma roupagem nova, com brigadeiro de leite em pó e o banho de calda igual a que é feita a da maçã do amor. Ele conta que não é fácil fazer como muita gente pensa.
"A calda precisa ficar no ponto exato. Se desandar perde tudo. Muita gente chama de Morango do Ódio, quando a receita dá errado", explica Tiago, acrescentado que são 40 alunos no curso de gastronomia e que, na primeira semana de agosto, a confeiteira Juliana Helena estará na escola ensinando como fazer o morango do amor.]
Mais de 8 mil unidades vendidas
Quem também está surfando nessa onda de sucesso é o estilista Fabricio Oliveira. Conhecido por vestir diversas celebridades, Fabricio resolveu expandir seus negócios e investiu no ramo de franquias. Hoje, ele é proprietário da unidade da Sodiê Doces no bairro Mandaqui, em São Paulo.
Segundo ele, a procura pelo morango do amor está tão grande que foi preciso reorganizar toda a rotina da loja, que até então era focada apenas na produção de bolos, doces e salgados. A demanda é tanta que, em apenas um dia, a franquia chegou a vender mais de 8 mil unidades do doce, e só na sua loja são mais de 200 pedidos por dia, a Sodiê vem conquistando cada dia mais espaço Brasil afora.
Na sexta-feira (25), ele havia acabado de abrir a loja e os pedidos não paravam. "Já vou ter que fazer outra produção. Está chegando um atrás do outro. Tá normal isso não", brinca Fabricio, que atende cada vez mais pessoas atrás da novidade que ganhou o mundo, ou pelo menos, o Brasil.
Cliente da loja, Carlos Henrique viu o morango do amor pelas redes sociais da Sodiê e resolveu comprar. "Experimentei e gostei muito. Essa moda veio para ficar. Estou voltando para comprar mais com a minha família", disse Carlos.
Amor no Copo tem muitas encomendas
Dona da doceria artesanal Amor no Copo, no Recreio dos Bandeirantes, Suellen Alves percebeu as primeiras postagens do morango do amor antes do mês de junho. "Coloquei como uma opção para nosso cardápio de festa junina e comecei a fazer os testes, isso já foi em final de maio. E em junho passei a colocar os morangos à venda na loja. Neste mês veio o boom de vários vídeos sendo reproduzidos nas redes sociais com pessoas fazendo a mordida do Croc no morango do amor", diz ela que atualmente usa 25 caixas de morango diariamente.
A empresária e confeiteira não imagina quem deu esse nome para o novo queridinho, que saiu das redes e ganhou fama. "Não tenho ideia, mas com certeza é alguém que sabe que o amor é doce ", acha graça. Ela acredita ainda que venha no reboque da maçã do amor por causa da casquinha de açúcar vermelha.
Suellen passou uma receita da calda para quem quiser se aventurar a fazer em casa. De acordo com a profissional, essa é a parte mais difícil de fazer.
Calda do Morango do Amor Ingredientes 340g açúcar 120g de água 8g de vinagre (1 colher de sopa) 8g corante vermelho
Modo de fazer - Misture tudo na panela e leve ao fogo até chegar a 150° (verifique com um termômetro culinário). Caso não tenha, coloque água e gelo em um copo e pingue a calda lá dentro. Se ela endurecer está na temperatura ideal para banhar. Final - Enrole seu morango higienizado e bem seco no brigadeiro branco e passe na calda ainda quente. Esse processo precisa ser rápido, pois a calda endurece bem rápido.
Case de marketing digital intencional
CMO Estratégico da Maximma Performance, consultoria especializada em crescimento e posicionamento de negócios, Gustavo Gabriel, fala a respeito dessa moda que viralizou nas redes. De acordo com o profissional, a febre do 'morango do amor' é a prova viva de que, hoje, não basta ser bom, tem que parecer bom. "Não é uma receita nova - é um morango com brigadeiro branco e uma casquinha vermelha, mas que viralizou e muito… é um case claro e exemplar de marketing digital intencional. O sucesso veio da união de pontos cruciais: a novidade e o visual que chamam a atenção, a experiência única que ele oferece, e o mais importante, uma história que toca as pessoas – similar a maçã do amor".
Segundo Gustavo Gabriel, o que vemos é uma arquitetura, uma junção, feita para engajar, o brilho da casquinha, a sensação de morder e fazer o 'creck', e a cremosidade se transformam numa experiência que salta aos olhos e vira desejo. "O morango comum, mas com um posicionamento único e um visual novo, gera uma emoção que as pessoas compram – e pagam bem mais por isso", expica, acrescentando que a viralização em redes sociais é o efeito cascata que acontece quando uma marca sabe se conectar com a cultura do momento, por exemplo transformando um simples doce em um fenômeno de pertencimento e expressão. "Isso é o poder de reinventar a percepção e o lugar de uma marca/produto no mercado".
O publicitário especialista em Marketing Digital e de Influência, Rafael Lemos, fala da sua visão sobre o assunto."Acho que não é um trabalho do marketing que faz viralizar. O viral é muito mais sobre momento cultural e oportunidade. Estamos no inverno, festas juninas e julinas, o momento da maçã do amor, e surgiram nas redes sociais, principalmente no TikTok, vídeos com essa receita que alguns influenciadores replicaram em seus perfis", explica.
Para o profissional, o marketing vê uma oportunidade dentro dessa conversa e percebe que o assunto está em alta. "Então, com o aumento do número de conversas sobre o morango do amor, algumas marcas que têm essa visão estratégica de pesquisa em tempo real e análise de comportamento e tendências viram uma oportunidade - assim como os meios de comunicação de massa que começaram a fazer pautas em cima disso - e acabaram amplificando ainda mais essa conversa. Então, a oportunidade não nasce do marketing. O marketing enxerga a oportunidade e aproveita."
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.