Matéria Salva!

Agora você pode ler esta notícia off-line

Matéria removida da seção links salvos

Fortes ondas provocam fechamento da Mureta do Leme; veja fotos

Devido à ressaca, o mar invadiu a pista e chegou a alcançar prédios da Zona Sul

Rio - Com fortes ondas e alerta de ressaca, a mureta do Leme, na Zona Sul, permanece interditada nesta quarta-feira (30). No local, mesmo com uma placa instalada alertando para o perigo, houve quem se aproximasse para tirar fotos do visual. A previsão é que o mar continue agitado até quinta-feira (31).

Em toda a orla da cidade, o mar causou estragos, invadindo calçadões e chegando até aos prédios, que ficam do outro lado da avenida. Por conta disso, trechos da Avenida Delfim Moreira, no Leblon, e a ciclovia Tim Maia também permanecem fechados.

Ainda no Leme, o baleiro Márcio Costa Junqueira contou que ele e os instrutores de vôlei, que trabalham na praia há quase 50 anos, nunca viram nada parecido.

"Ontem os caras que treinam o pessoal do vôlei e os moradores daqui da Zona Sul falaram que nunca viram, para o primeiro dia da ressaca, uma onda tão forte, que chegou a 5, 6 até 8 metros de altura. Invadiu os prédios da orla, com areia, com água, derrubou muitas coisas aqui no quiosque, trouxe troncos do fundo do mar. As pessoas ficam impactadas ao ver o tamanho e a força do mar. Muitos dizem até que o mar tá querendo pegar o que é deles de volta", contou.

Márcio relatou que, na tarde de terça (29), chegou a ajudar algumas pessoas que passavam pelo local no momento em que o mar invadiu a pista.

"Os empresários aqui vão se recuperar e a gente está dando a nossa força. Nós auxiliamos muitos pais, muitas mães, muitas senhoras que passavam aqui. Mas tem pessoas que ficam curiosas, faz parte, querem tirar foto e filmar. Aparentemente, nenhuma vida foi perdida e os bens materiais vão ser recuperados", acrescentou.
Já o subgerente de um dos restaurantes do Leme, Aderonildo Alcantara, contou que está acostumado com as fortes ondas nesse período do ano. "As pedras diminuem um pouco o impacto, á água sobe, mas pouca coisa, para o lado do Leblon que foi bem pior", contou.
Na orla do Leblon, a aposentada Oleisa Angerami, de 80 anos, moradora do bairro há 50 anos, contou que apesar desta não ter sido uma das piores ressacas, a situação é preocupante.

"Eu não me assustei porque como eu moro aqui, estou acostumada a de vez em quando a assistir essa cena, mas eu fico preocupada com o futuro, porque realmente é muito preocupante. O mar ficou alto e grande demais. A rua está cheia de areia, a Comlurb está tendo um trabalhão lá na orla, mas morar na orla é isso mesmo, por enquanto não há saída contra a natureza", disse.
Na Zona Oeste, em Barra de Guaratiba, a força da água foi capaz de invadir a rua e deslocar um ônibus da Viação Jabour que estava parado no ponto final. Com as ondas, a escada que dá acesso a praia foi destruída e partes das calçadas quebradas. Na manhã desta quarta (30), o mar ainda segue agitado na região.

Na Região dos Lagos, em Saquarema, o mar também invadiu alguns pontos. Em Itacoatiara, em Niterói, na Região Metropolitana, as ondas tomaram conta de toda a areia. 
Temperaturas baixas
Por volta das 7h, a estação meteorológica de Jacarepaguá, na Zona Oeste, marcou 10,1ºC. Uma das menores temperaturas deste ano registrada na cidade. O dado é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Já no Alto da Boa Vista, de acordo com o Sistema Alerta Rio, a menor temperatura foi de 12°C, às 6h30. Na mesma estação, até o momento, os dias mais frio ocorreram em 16 de julho e 14 de junho, com os termômetros batendo 10ºC.
Previsão do tempo

Segundo o Alerta Rio, após a passagem de uma frente fria pela cidade do Rio, a quarta-feira (30) será de céu com nebulosidade variada, mas sem previsão de chuva. Os ventos estarão predominantemente moderados até o final da tarde, passando a fracos a moderados a partir do período da noite.

As temperaturas apresentarão declínio, com mínima prevista de 11ºC, e máxima prevista de 25ºC.

Na quinta-feira (31), ventos úmidos do oceano influenciarão o tempo na cidade do Rio. A nebulosidade estará variada, sem previsão de chuva. Os ventos estarão fracos a moderados. As temperaturas podem chegar a máxima de 26ºC e mínima de 12ºC.
Entre a sexta-feira (1º) e domingo (3), devido ao posicionamento de um sistema de alta pressão, haverá redução da nebulosidade e não há previsão de chuva. Os ventos estarão predominantemente moderados na sexta-feira passando a fracos a moderados no sábado e domingo. As temperaturas estarão estáveis, com máxima de 30ºC e mínima variando entre 16ºC e 14ºC.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

[an error occurred while processing the directive]