Polícia Civil apreendeu mais de 300 celulares na Operação Rastreio, em Duque de CaxiasDivulgação/Polícia Civil

Rio - A Polícia Civil prendeu dez pessoas em flagrante e apreendeu mais de 300 celulares no mercado popular no Centro de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, nesta quarta-feira (30). Outras sete pessoas foram conduzidas à delegacia e liberadas em seguida.
A ação fez parte da Operação Rastreio, realizada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), com apoio da Delegacia Fazendária (Delfaz). De acordo com a polícia, com a chegada das equipes ao local, houve correria e fechamento repentino de diversos boxes. Ainda assim, foi possível conter a movimentação, identificar e conduzir os suspeitos de receptar, desbloquear e comercializar celulares roubados e furtados para a DRCPIM.

Os aparelhos apreendidos não tinham nota fiscal ou comprovação de origem lícita, evidenciando indícios de receptação. O material recolhido será submetido à análise, com cruzamento de dados junto a registros de furto e de roubo, e, em seguida, será devolvido aos verdadeiros donos.
Operação Rastreio
A Operação Rastreio é uma iniciativa para combater a cadeia criminosa que envolve o roubo e a receptação de celulares. Até o momento, mais de 5 mil celulares foram recuperados. A maior parte está sendo devolvida aos legítimos proprietários após passar por perícia e identificação. Até o momento, são mais de 300 criminosos presos, entre roubadores, furtadores e receptadores.