Rio - Uma ação conjunta das polícias Civil e Rodoviária Federal prendeu, nesta quarta-feira (30), o policial militar Jorge André Felix, lotado na UPP do Jacarezinho. Ele estava transportando quatro pistolas e uma submetralhadora no interior de um carro roubado que havia sido utilizado em um comboio pela milícia que atua na comunidade do Catiri, na Zona Oeste.
A Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco-IE) localizou o veículo de modelo Corolla Cross, de cor branca, no Complexo da Maré, na Zona Norte. Por volta das 13h, agentes da PRF abordaram o suspeito na Avenida Brasil, na altura de Deodoro, entre as zonas Norte e Oeste, após receberem informações da especializada.
Durante a revista, as equipes encontraram quatro pistolas, uma submetralhadora, nove carregadores e 104 munições. Três armas estavam com a numeração raspada e o carro havia sido roubado em maio, na capital fluminense.
Jorge contou aos policiais que estava levando o material para a milícia do Catiri. Ele foi autuado pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, receptação e adulteração de sinal de veículo automotor.
Procurada, a PM informou que aCoordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) e a 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM), ligada à Corregedoria Geral da Corporação, foram acionadas e já instauraram procedimentos correcionais para apurar as circunstâncias do fato. "Após os trâmites do registro de ocorrência em delegacia, o policial será conduzido à Unidade Prisional da PM, em Niterói", comunicou a corporação.
Na terça (29), agentes da Draco-IE apreenderam três veículos clonados e uma carabina em um galpão utilizado pelo grupo paramilitar no Catiri. Os carros haviam sido utilizados durante um comboio que circulou pela comunidade na noite de sábado (26), após um tiroteio que terminou com uma mulher baleada.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a estrutura montada pela milícia local para ocupar o território. Em uma das imagens, é possível ver pelo menos oito carros em comboio pelas ruas. Em determinado momento, homens encapuzados e vestidos de preto descem dos veículos com armamento pesado em punho. O vídeo ainda mostra uma viatura da PM estacionada em uma das vias próximas.
Comboio de traficantes e milicianos e a PM não fez nada. Catiri em Bangu na zona oeste do Rio de Janeiro, Brasil. pic.twitter.com/CrvHagHPkB
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.