Rio - A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) investiga uma série de ameaças sofridas pelo deputado estadual Giovani Ratinho (Solidariedade). O parlamentar esteve na Cidade da Polícia, Zona Norte do Rio, na noite desta terça-feira (29) e apresentou os conteúdos que vem recebendo. No mesmo dia, ele gravou um vídeo mandando um recado aos responsáveis pelas ameaças. Na gravação, o deputado afirma que usa carro blindado e que em breve passará a portar um fuzil calibre 5.56.
O parlamentar atua fiscalizando o trabalho de órgãos públicos em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Morador do Morro do Carrapato, no próprio município, ele já exerceu dois mandatos como vereador na cidade, em 2012 e 2016. Ratinho alega que as ameaças estão relacionadas a denúncias que realiza contra a prefeitura. O deputado acredita que as mensagens recebidas estejam partindo de políticos incomodados com a sua atuação.
Confira o teor das mensagens:
fotogaleria
"Eu consigo me defender, mas eu tenho filhos. A minha família infelizmente fica vulnerável a essa onda de ataques que não faz parte da democracia. Quero dizer que não vamos nos recuar nas nossas denúncias. O parlamentar é eleito para poder fiscalizar. Eu sei das minhas atribuições. Eu, que moro na cidade, quero vê-la crescendo e não regredindo", comentou nas redes sociais.
Apesar de dizer que continuará denunciando, Giovani afirmou que irá compartilhar menos sobre a sua rotina em prol da segurança da família. "A pedido do meu advogado e da minha família, eu vou me resguardar. Eu não sei o que vem do outro lado, o nível de ruindade que vem atentar contra mim e contra minha família. A gente vai continuar trabalhando. Sei que é um momento delicado e a família está toda preocupada. Que a polícia elucida e que seja descoberta a pessoa que vem fazendo isso comigo", destacou.
Armas no colo
Na gravação em que aparece com armas no colo, o deputado afirma não ter medo das ameaças. "Vagabundos e covardes que gostam de ameaçar a minha integridade física, quero dizer para vocês que eu não tenho medo. Vocês me fizeram desentocar da garagem o 'blindadinho'. Eu gosto é sem blindagem, que é com emoção. Não tenho medo dos comédias de plantão. Vai chegar um 556 com três carregadores. Não tenho nada a perder nessa vida", disse o parlamentar.
Segundo a assessoria de imprensa do deputado, ele possui porte de armas. Sobre o fuzil mencionado no vídeo, a equipe de Ratinho informou que ele já deu entrada no processo de aquisição junto ao Corpo de Bombeiros e aguarda autorização de compra por parte do Exército Brasileiro.
A pessoa que aparece ao lado do deputado no vídeo é, segundo a mesma nota, um bombeiro militar cedido à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que atua na segurança do parlamentar.
"Ele falou em tom de deboche quando usou a expressão 'sanguinários', referindo-se ao fato de que não teria medo das ameaças. O deputado tem mulher e quatro filhos, e desde que passou a ser ameaçado, tem reforçado sua segurança", diz um trecho da nota. Além disso, Ratinho solicitou à Alerj escolta policial após as ameaças recebidas pela internet e, atualmente, conta com esse apoio.
Procurada, a Alerj disse que o caso está sendo respondido pela própria assessoria do deputado.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.