Rio - O bairro do Humaitá, na Zona Sul, ficou mais colorido, nesta quarta-feira (30), com a revitalização do mural que decora a lateral do Ciep Presidente Agostinho Neto. Assinada pela artista plástica RafaMon e batizada de "Mural da Educação Carioca", a obra, de 150 metros de largura, ganhou nova pintura, reunindo elementos lúdicos e referências a pontos turísticos do Rio.
"A provocação que a gente fez para a Rafa foi retratar a tecnologia como aliada da educação, mas não ter o celular como distração. Então, [a pintura] mistura duas políticas públicas da nossa gestão: a proibição do uso de celulares nas escolas e o GET [Ginásio Experimental Tecnológico], que é o modelo de ensino mais inovador do país, mostrando que a tecnologia pode sim ter um papel importante na educação", comentou o secretário secretário municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, durante o evento que marcou a reinauguração.
RafaMon, que usou óculos de realidade virtual durante o trabalho, também falou sobre as referências da obra, que fica na Rua Visconde de Silva. "A pintura une o lúdico com os livros, a educação tecnológica sem o uso de celular, e as cores da cidade." Nascida em Minas, RafaMon é conhecida por pinturas com cores vibrantes e chamativas. Suas obras estão presente em diversos pontos do Rio, como no Pão de Açúcar e no Pavilhão das Artes do Riocentro, além de escolas e espaços culturais.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.