Rio - O cinema Estação Net Ipanema, na Galeria Astor, na Rua Visconde de Pirajá, se tornará uma igreja evangélica. O espaço estava fechado desde a pandemia, em 2020. A informação foi confirmada pelo Grupo Estação, responsável pela unidade,nesta quinta-feira (31).
Segundo as primeiras informações, no local será construída mais uma unidade da Nova Igreja. Na região, já existe uma sede na Avenida Epitácio Pessoa. Outros templos estão localizados na Barra da Tijuca e em Campo Grande, na Zona Oeste.
Cinema histórico
Fundado em agosto de 1985, o Estação NET Rio é considerado o maior exibidor brasileiro do circuito independente ou alternativo. Com uma programação de filmes de arte e de vanguarda, o grupo Estação de Cinema é responsável pela formação da cultura cinematográfica do carioca há mais de 30 anos, além de abrir espaço para surgirem inúmeros talentos nacionais.
O cinema possui outras três unidades em funcionamento: Estação Rio, Botafogo e Gávea. A Estação NET Ipanema foi fundada em 2020.
Em 2021, um ato de cineastas, artistas, profissionais do setor de cultura e amantes da arte marcou a luta de sobrevivência da Estação NET Rio. Na ocasião, dezenas de pessoas ocuparam o espaço na Rua Voluntários da Pátria, 35, em Botafogo, na Zona Sul, e gritaram em coro "Deixa o NET Rio ficar".
O ato foi convocado pelo próprio Grupo Estação, que batalhava na Justiça o não despejo ameaçado pelo Grupo Severiano Ribeiro (GSR), proprietário do prédio, por falta do pagamento do aluguel.
Em novembro de 2021, após mobilização contra o despejo do Estação, quando a dívida já chegava a R$ 2 milhões, a prefeitura oficializou o tombamento do imóvel e da atividade do local para uso exclusivo como sala de exibição, o que é desde 1944, quando foi inaugurado o Cinema Star pelo antigo Circuito Vital Ramos de Castro.
As dez salas de cinema de rua do Grupo Estação também foram inscritas no Cadastro de Negócios Tradicionais e Notáveis, considerando os cinemas Estação Net Rio, Estação Botafogo e Estação Ipanema marcos referenciais na cultura cinematográfica do Rio de Janeiro.
Teatro também virou igreja
Esse não é o primeiro espaço cultural que se tornou igreja na Zona Sul nos últimos anos. Em 2023, a Sala Marília Pêra, do Teatro do Leblon, que estava fechada desde 2022, foi vendida para a Igreja Lagoinha Zona Sul, comandada no Rio pelo pastor Felippe Valadão.
Fundada em 19 de abril de 1994, o espaço, localizado dentro de uma galeria na Rua Conde de Bernadotte, enfrentava uma crise financeira nos últimos anos. Depois de alguns meses fechado, passou a se chamar Teatro PetraGold em 2019. Durante a pandemia, ele ainda abrigou algumas apresentações transmitidas pela internet, no entanto, fechou definitivamente em 2022 após a patrocinadora não conseguir arcar com as despesas.
Em nota, a Nova Igreja informou que ainda não há previsão de início ou conclusão de uma possível obra, já que a nova unidade em Ipanema está em funcionamento.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.