Paes disse que vice Eduardo Cavaliere será o prefeito mais jovem da história do Rio Beth Santos/ Prefeitura do Rio

Rio - O prefeito Eduardo Paes deu a entender que deixará o cargo para o vice Eduardo Cavaliere em 2026, ano em que ocorrem as eleições presidenciais. A declaração foi feita neste sábado (2), em coletiva de imprensa na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, durante a apresentação do Plano Estratégico 2025-2028.

"O vice-prefeito Eduardo Cavalieri vai tirar de mim uma marca que era minha também: a do prefeito mais jovem da história do Rio de Janeiro. Eu assumi aos 38; ele vai assumir aos 30, 31 anos de idade", disse.

Cavaliere completa 31 anos em 29 de setembro deste ano. De acordo com regras do Tribunal Superior Eleitoral (TRE), caso queira concorrer aos demais cargos como governador, deputado ou senador, Paes tem até seis meses antes das eleições para renunciar à prefeitura.
No quarto mandato à frente da cidade do Rio, o segundo consecutivo, ele não pode tentar a reeleição em 2028. Nas redes sociais, o prefeito citou o trabalho que tem realizado na cidade.
"São 13 anos de trabalho sério, gestão e coragem para transformar o Rio. A cada governo, reunimos um timaço — formado por servidores, especialistas e representantes da sociedade civil — para construir o Planejamento Estratégico da cidade: a bússola que orienta ações, transforma promessas em entregas e projeta o futuro", disse.
A maior especulação é que Paes concorra ao cargo de governador do Rio. No entanto, até este sábado (2), o prefeito não havia assumido oficialmente se será candidato em 2026.