Brenno Carnevale em vídeo postado em suas redes sociais Reprodução / Redes Sociais

Rio - Após quase cinco anos à frente da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), Brenno Carnevale deixou, nesta quarta-feira (6), o cargo para assumir o comando da nova Divisão de Elite da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, a Força Municipal.
"Encerro esse ciclo com orgulho do que construímos — e com gratidão a todos que estiveram ao meu lado nessa missão", escreveu Brenno nas redes sociais. Ele agradeceu também ao prefeito Eduardo Paes e anunciou seu novo cargo. 
Confira o post: 
Como vai funcionar a Força Municipal? 
A Força Municipal será baseada em dados e evidências científicas. As intervenções serão estrategicamente nas áreas de maior incidência de casos, com missões diárias para cada região. Todos os guardas sairão às ruas com um Quadro de Missão Diária (QMD), geolocalização ativada e atuação mapeada com base na mancha criminal de cada região.
Os agentes não terão a função de enfrentar o crime organizado e nem de atendimento a chamadas de emergência (190 ou 1746). 
A prefeitura iniciou nesta terça-feira (5), o início às obras da primeira base da Divisão de Elite da Guarda Municipal - Força Municipal. Ela será implantada na Praça Nossa Senhora Auxiliadora, no Leblon, Zona Sul. Outras duas unidades serão instaladas em Inhoaíba, na Zona Oeste, e em Piedade, na Zona Norte. 
Quem é Brenno Carnevale? 
Formado em Direito na PUC-Rio, Brenno Carnevale, aos 22 anos foi o delegado mais jovem do país. Ele atuou nas Delegacias de Homicídio da Baixada Fluminense e Capital, onde ficou responsável pelo primeiro núcleo de investigação de mortes de policiais e agentes de segurança. Em 2021, assumiu a Seop, onde conduziu ações ao combate de construções irregulares, além disso, criou o Programa BRT Seguro e da Ronda Maria da Penha.