Dom Orani Tempesta ao lado do Papa Leão XIVReprodução / Redes Sociais

Rio - A pedido do Papa Leão XIV, o cardeal Orani Tempesta permanecerá à frente da Arquidiocese do Rio por mais dois anos, até a nomeação de seu sucessor. O arcebispo havia apresentado um pedido de renúncia por ter completado 75 anos em junho. O procedimento seguiu uma ordem da Igreja, que estabelece a saída do cargo ao chegar nessa idade.
Ao acolher a renúncia, o Santo Padre manifestou reconhecimento e gratidão pelo serviço prestado por Dom Orani ao longo destes anos, e pediu que continue conduzindo o Povo de Deus com serenidade, generosidade e zelo pastoral.
"O Cardeal acolheu a decisão com espírito de comunhão e renovado compromisso, convidando todo o clero, religiosos, religiosas e fiéis leigos a se unirem em oração e renovado ardor missionário, especialmente neste tempo de júbilo em que a Arquidiocese celebra seu de jubileu de 450 anos", informou a Arquidiocese do Rio.
Robert Prevosty, antes der ser eleito Papa, foi recebido por Dom Orani durante duas visitas que fez ao Rio de Janeiro, em 2012 e 2013. Após a eleição, o arcebispo disse que também costumava encontrar o Papa Leão XIV em algumas reuniões no Vaticano.