Policias montaram um cerco na área de mata nas proximidades da Vila do Pam, durante operação da Cidade de DeusReginaldo Pimenta/Agência O Dia

 
Rio - Um policial do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi baleado na tarde desta quarta-feira (13) durante uma troca de tiros com traficantes do Comando Vermelho, em uma área de mata nas proximidades da Vila do Pan, próximo à Cidade de Deus, Zona Oeste. O agente foi atingido no braço.
Ele recebeu os primeiros socorros no local e foi levado de helicóptero pelo Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar (GAM) até o Hospital Central da Corporação, no Estácio. O estado de saúde é estável. O posicionamento de blindados da PM nas vias de acesso à Gardênia Azul provocou congestionamento na saída da Linha Amarela, na altura da Cidade de Deus, e motoristas enfrentaram lentidão no trecho. O clima era de tensão na região.
Desde as primeiras horas da manhã, policiais civis e militares realizam a Operação Contenção, que tem como objetivo frear a expansão territorial do CV na Zona Oeste. Durante as ações na Gardênia Azul e na Cidade de Deus, ônibus chegaram a ser sequestrados e usados como barricadas. Até o momento, a operação tem: 12 suspeitos presos, seis mortos, dois baleados, entre eles um policial do Bope, e outros quatro menores de idade apreendidos.
Também foram apreendidos quatro fuzis, quatro pistolas, um revólver, munições, carregadores, granadas, cadernos de anotações do tráfico, rádios transmissores e drogas.

Em entrevista coletiva no início da tarde, o tenente-coronel Marcelo Corbagem afirmou que as equipes seguem atuando fortemente na região, pois há informações de que o criminoso Ygor Freitas de Andrade, conhecido como Matuê, estaria ferido e escondido na mata. Entre os detidos estão dois seguranças dele.

"Estamos no encalço do Matuê. A informação é que ele está ferido em uma área de mata de difícil acesso, que inclui manguezal e é bem extensa. Temos várias unidades policiais, incluindo o GAM e a Core, ampliando o raio de busca para localizar ele e os demais membros da quadrilha", disse Corbagem.