Verusca Dias e Romiro Ramos já fizeram cinco tentativas, mas ainda não conseguiram reembolsoReginaldo Pimenta/Agência O Dia

Rio - Usuários do Riocard Mais continuam enfrentando transtornos para conseguirem reembolso do saldo. Desde o início da operação do Jaé, no último dia 2, quem usa o transporte municipal tenta recuperar os créditos para transferir para o novo cartão. Além das lojas cheias e longas filas, os passageiros se queixam de orientações confusas sobre o procedimento. 
Na manhã desta quinta-feira (14), a loja da Carioca, na Rua da Uruguaiana, no Centro, não registrou longas filas, mas usuários ainda tentavam o reembolso. Passageiros, principalmente do vale-transporte, relataram que estiveram no local por mais de uma vez e ainda não conseguiram reaver o saldo do cartão. Em alguns casos, houve problemas na documentação necessária para o pedido e na vinculação do bilhete. 
A atendente de telemarketing Carla Tereza, 24, conta que a empresa em que trabalha desvinculou o vale-transporte, mas agora ela não consegue associar ao próprio CPF para recuperar os créditos. "Eu já tinha vindo aqui ontem para solicitar orientação. Já foi feita a desassociação da empresa, mas eu não consigo vincular meu CPF. Então, tive que vir aqui mais uma vez para ver como vai ficar. Até na minha empresa, estamos sem orientação, lá eles não sabem, aqui também não. A gente fica muito perdido, porque eles mesmos não passam orientação correta. Falta clareza", desabafou. 
Para a balconista Verusca Dias e o companheiro, o porteiro Romiro Ramos, a ida à loja foi de mais uma frustração. O casal relatou que já esteve no estabelecimento por diversas vezes, também na tentativa de resgatar os créditos do vale-transporte, mas ainda não conseguiram. Eles se queixaram das orientações confusas e das várias etapas que precisam passar para receberem os valores. 
"Falta orientação e simplificar, é muita burocracia. Muitas pessoas vão até deixar de receber por causa dessa burocracia. Eles dizem que são três etapas, mas são muito mais, porque eu já vim aqui mais de cinco vezes e ainda vou ter que voltar para uma última etapa. E a gente não está conseguindo ver o saldo do cartão, não sei nem quanto tem. Estou no escuro, não se quanto vou receber", reclamou Verusca. 
"Ainda tem que esperar dez dias para o reembolso. Podia ser tão mais fácil, podiam devolver no Pix, é mais rápido. É uma burocrocia muito grande, virou transtorno. A gente perde tempo de trabalho, desconto, porque o patrão não quer saber, não entende. E esse dinheiro é para trabalhar. Talvez fosse melhor usar o saldo até acabar, para só depois começar o usar o Jaé. Muita gente vai deixar para lá, porque dá muito trabalho", completou Romiro. 
O porteiro Renato da Silva, 62, foi pela segunda vez na loja e teme perder o emprego, por conta dos atrasos para começar o expediente, se precisar continuar voltando. "A empresa me deu a documentação para fazer o reembolso, mas eles dizem que está errado, sendo que foi o a administração que ligou para cá e eles passaram a documentação. Para mim está péssimo, eu não sei quanto tenho de saldo, não sei quantas passagens estão saindo na catraca, se está tendo integração. É um transtorno, atrasa meu trabalho. Daqui a pouco, meu patrão vai achar que estou fazendo algo por fora e não quero trabalhar, vou acabar sendo despedido", lamentou. 
Já a enfermeira veterinária Luane Gonçalves, de 21 anos, esteve na loja para pedir orientações, antes de dar início ao pedido de reembolso. "Eu estou vindo pela primeira vez, vim para tirar algumas dúvidas que eu tive e ver se consigo esse reembolso. Trouxe alguns documentos que vi pela internet, mas vou me informar melhor aqui. Eu já tenho o Jaé, mas meu Riocard ainda tem bastante crédito, então quero tentar pegar". 
O auxiliar de escritório Alison dos Santos, de 36 anos, também fez sua primeira tentativa nesta quinta-feira. "Estou vindo pela primeira vez para pedir o reembolso, esperei dar uma diminuída na fila, porque vi que estava ficando muito cheio. Já peguei todas as orientações e trouxe todos os documentos, espero conseguir recuperar o saldo". 
Depois da quinta ida, o marteleteiro Gustavo dos Santos, de 28 anos, disse ter finalmente resolvido sua situação. "Já vim cinco vezes aí, se eu trabalhasse longe, já tinha desistido do reembolso. Tenho colegas que trabalham comigo que desistiram, porque a firma libera, mas perdem as horas, atrapalha o trabalho. Eu tive que vir cinco vezes, mas finalmente agora foi resolvido". 
Em meio a grande procura de passageiros pelos postos, principalmente para o reembolso dos créditos, a Riocard Mais anuncionou o fechamento de uma loja no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, Zona Oeste. Os usuários ainda podem procurar, na capital fluminense, as lojas de Campo Grande, Centro, Copacabana e Méier, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Confira os endereços ao final
Segundo a Riocard Mais, o pedido de reembolso deve ser feito presencialmente em uma das lojas e não é necessário pagamento de nenhuma taxa. O prazo para o ressarcimento é de 10 a 15 dias úteis, após a solicitação e entrega de documentos, e os valores serão depositados diretamente na conta bancária informada pelo usuário, vinculada ao CPF cadastrado no cartão. No caso do cartão Expresso, o estorno será possível apenas se o cartão estiver vinculado ao usuário.
No caso do vale-transporte, não é necessário que o colaborador já tenha desligado o Riocard empresarial, mas deve apresentar uma declaração da empresa autorizando e realizar a devolução, uma vez que o estorno só acontece depois do cancelamento (devolução por comodato). Os interessados devem apresentar documentos de identidade e CPF, Carteira de Trabalho, dados bancários para o depósito, com endereço completo e CEP. Outros detalhes podem ser conferidos no site do serviço
Procurada, a Riocard Mais informou que, após a saída da empresa da bilhetagem do município do Rio de Janeiro, precisou fazer ajustes na sua operação diante da queda expressiva no número de clientes, o que levou ao fechamento da loja no terminal Alvorada, que concentra ônibus municipais e BRT. A informação sobre o fechamento foi divulgada nas redes sociais. 
"A Riocard Mais reforça que também já atua para tornar o atendimento mais ágil nas suas lojas e esclarecer todas as dúvidas dos passageiros. Além disso, a empresa lembra que o cartão pode ser utilizado nos transportes municipais para a operação do Bilhete Único Intermunicipal (BUI), além de trem, metrô, barcas, ônibus e vans intermunicipais. Vale ressaltar que os atendimentos, do dia 4 ao dia 12 de agosto, para resgate de créditos representam 1,9% e há ainda muitos passageiros que procuram as lojas da Riocard com dúvidas sobre o Jaé", comunicou a empresa.
Os usuários que desejam o reembolso podem checar toda a documentação correta pelo site da Riocard, no tópico sobre resgate, antes de comparecerem à loja. Além disso, é disponibilizado um atendimento virtual com objetivo de sanar dúvidas. A informação foi retirada do site pois provocava dúvidas aos clientes, já que para a conclusão do pedido é necessário comparecer em uma loja física.
Confira as respostas da Riocard para as dúvidas 
O pedido só pode ser feito na loja?
Riocard: Sim. O pedido de reembolso deve ser feito presencialmente em uma loja Riocard. Dúvidas e primeiros atendimentos podem ser feitos pelos canais virtuais. 
O passageiro recebe em dinheiro ou em uma conta bancária?
Riocard: O valor do saldo será depositado diretamente na conta bancária informada pelo usuário, vinculada ao CPF cadastrado no cartão.
Quanto tempo leva para o ressarcimento após o pedido?
Riocard: O reembolso é feito em um prazo médio de 10 a 15 dias úteis, após a solicitação e entrega dos documentos.
É paga alguma taxa para o ressarcimento dos valores?
Riocard: Não. Não é necessário o pagamento de nenhuma taxa para realizar o pedido de reembolso.
O pedido pode ser feito em cartões VT? Tem que ser após desligamento da empresa ou pode ser feito ainda com vínculo ativo?
Sim, o pedido pode ser feito tanto para o cartão VT quanto para o cartão Expresso, desde que o cartão esteja vinculado ao usuárioNo caso do cartão VT, não é necessário que o colaborador esteja desligado da empresa. Com a entrada da nova bilhetagem, mesmo permanecendo na empresa, o colaborador pode solicitar o resgate, desde que:
- Apresente uma declaração da empresa autorizando a devolução;
- Realize a devolução do cartão, pois o estorno só é possível após o cancelamento do cartão (devolução por comodato).
- Para o cartão Expresso, o estorno é possível apenas se o cartão estiver vinculado ao usuário.
Documentação necessária para o pedido:
- RG e CPF originais;
- Declaração da empresa autorizando a devolução;
- Carteira de Trabalho (CTPS);
- Dados bancários do usuário para depósito, com endereço completo e CEP.
Serviço
Lojas Riocard Mais no Rio
Campo Grande: Rua Aurélio Figueiredo, nº15 - Loja 26 A e B - Terminal de Campo Grande;
Central do Brasil: Praça Cristiano Otoni, s/n° (subsolo) - Centro;
Carioca: Rua Uruguaiana, nº7 - Centro;
Méier: Rua Arquias Cordeiro(Terminal Rodoviário Américo Ayres), Méier;
Siqueira Campos: Rua Tonelero, s/nº, estação de Metrô Siqueira Campos, Copacabana.
 
Outros municípios
Campos dos Goytacazes: Rodoviária Roberto Silveira, BOX 12 - Centro;
Duque de Caxias: Rua General Mitre, 228 - Jardim 25 de Agosto - Dentro do Sindicato Setransduc;
Itaboraí: Rua Raimundo de Farias, 193 - Centro;
Macaé: Praça Luiz Reid, 104 - loja 3 - Edifício Workshop;
Maricá: Av. Roberto Silveira nº 152, loja B - Centro;
Niterói: Av. Visconde do Rio Branco s/n° - Centro, - No final do Terminal Rodoviário Presidente João Goulart;
Nova Friburgo: Rua Ernesto Brasílio, nº 39 - Centro;
Nova Iguaçu: Av. Nilo Peçanha, 457 - Centro; 
Petrópolis: Praça da Inconfidência, 22 - Centro;
Piabetá: Rua Eduardina de Miranda Telles, 76 - loja 13 - Galeria ao lado do Hospital Municipal;
São Gonçalo: Praça Carlos Gianelli, s/nº - Shopping Pátio Alcântara;
Teresópolis: Av. Feliciano Sodré, 579 – Várzea.