PMs atuam contra guerra de facções no Morro do JuramentoDivulgação/Polícia Militar

Rio - A guerra entre facções foi alvo de uma operação da Polícia Militar, nesta terça-feira (19), nos morros da Serrinha, em Madureira, e do Juramento, em Vicente de Carvalho, ambos na Zona Norte. A ação aconteceu após uma noite de intenso confronto no Morro da Primavera, em Cavalcanti, na mesma região, durante disputa pelo controle do território entre grupos rivais. Não houve, no entanto, registros de prisões ou apreensões.
De acordo com a PM, equipes do Comando de Operações Especiais (COE) atuaram na Serrinha, com apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), do Batalhão Tático de Motociclistas (BTM) e do Grupamento Aeromóvel (GAM). Agentes do 9° BPM (Rocha Miranda) também participaram do cerco, a fim de reprimir a movimentação de criminosos na comunidade da Primavera.
Atualmente, o Morro da Serrinha é controlado pelo Terceiro Comando Puro (TCP). Já no Juramento, dominado pelo Comando Vermelho (CV), PMs do 41° BPM (Irajá) realizam buscas no interior da comunidade. Segundo relatos, traficantes da região tentaram invadir o Morro da Primavera, na noite de segunda-feira (18), provocando um tiroteio no local. Confira abaixo
Ainda segundo a corporação, dados de inteligência indicam que criminosos dessas localidades também estão envolvidos em confrontos nos Morros do Fubá e do Campinho, bem como no Complexo da Pedreira.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), na região da Serrinha, quatro unidades escolares foram impactadas pelas operações policiais. No Morro do Juramento, as escolas atenderam presencialmente. A Secretaria Municipal de Saúde informou que uma Clínica da Família que atende a região precisou suspender o funcionamento.