Matéria Salva!

Agora você pode ler esta notícia off-line

Matéria removida da seção links salvos

Comlurb apresenta nova frota

Caminhões vão aumentar em 30% a produtividade dos serviços de poda, diz prefeitura

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o vice-prefeito Eduardo Cavaliere entregaram, neste domingo (31), no Parque do Flamengo, a nova frota da Comlurb para serviços de manejo e cuidados das árvores da cidade. A frota, a maior do Brasil, terá 42 caminhões modernos, que vão garantir 30% mais produtividade nos serviços de poda e remoção de galhos. Sustentáveis, os caminhões são equipados com tecnologia Euro 6, a mesma utilizada nos articulados amarelinhos do BRT, que reduz em até 80% a emissão de gases poluentes.
A nova frota é composta por 20 veículos com lanças hidráulicas e cestos aéreos capazes de elevar o gari a até 24 metros de altura, facilitando o acesso às copas das árvores. Outros 20 veículos, que serão usados na remoção dos galhos retirados, possuem espaço ampliado para o transporte com conforto dos profissionais.
Dois caminhões são dotados com guindastes para a retirada de tocos maiores e mais pesados. Os caminhões foram projetados para oferecer mais eficiência, agilidade e segurança aos garis que trabalham com o serviço de poda das árvores do Rio.
Os veículos possuem ainda recursos inéditos no país, como a torre giratória que permite que o gari possa contornar a copa da árvore durante o trabalho de poda, facilitando o alcance dos galhos em áreas e situações mais complexas.
Outro destaque é o sistema Auto-stab, que estabiliza o veículo automaticamente. Antes, esse processo era manual e levava até 30 minutos; agora, com a nova tecnologia, será feito em metade do tempo com apenas um toque de botão. O sistema mapeia eletronicamente a área, calcula a estabilidade ideal do veículo e garante mais rapidez e segurança durante a execução dos serviços.
Os caminhões de poda também possuem sistema de recolhimento automático das lanças hidráulicas, que acelera o retorno da plataforma a sua posição normal no caminhão, aumentando a segurança para os profissionais em caso de emergência. Os cestos aéreos suportam até 300 quilos cada, comportando dois trabalhadores, além de motopodas e motosserras.
Além dos novos caminhões, a Comlurb incorporou 164 novas motopodas e motosserras para uso dos garis, para reforçar a eficiência dos serviços.
"Apresentamos uma frota nova que vai permitir uma poda mais eficiente, com até mais 30% de capacidade do que nós tínhamos antes", afirmou Eduardo Paes.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

[an error occurred while processing the directive]