Homem foi encontrado no momento em que retirava os cabos subterrâneos do localReprodução / Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro

Rio - Alexandre Castilhos foi preso em flagrante nesta terça-feira (2) por furtar cabos de fibra óptica na Estrada do Gabinal, na Freguesia, Zona Oeste da cidade. O homem era funcionário terceirizado da concessionária de telefonia Vivo.

O acusado foi encontrado por policiais da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) no exato momento em que recolhia os cabos do local. Durante a abordagem, Alexandre não apresentou crachá, identificação da empresa ou ordem de serviço que justificasse a retirada do material.

O homem também utilizava um veículo onde os agentes encontraram aproximadamente 40 kg de cabos subterrâneos pertencentes à concessionária Oi, além de cerca de 200 metros de cabos da operadora Vivo e diversos equipamentos utilizados na prática criminosa.

Segundo a corporação, a prisão foi resultado de uma ação de inteligência conduzida pela DRF, em conjunto com o setor de segurança da empresa Gocil, que presta serviços para a concessionária Vivo.

Ainda de acordo com a polícia, as investigações indicam que Alexandre é suspeito de integrar uma rede criminosa voltada para o furto e receptação de cabos, responsável por causar prejuízos milionários às concessionárias de serviços públicos e transtornos diretos à população, que sofre com a interrupção frequente de serviços essenciais como a internet.
A DRF informou que diligências continuam para identificar os demais integrantes da quadrilha.
Em nota, a Vivo comunicou que repudia veementemente qualquer ato ilícito e reforça que furtos, roubos e vandalismo de equipamentos e cabos impactam diretamente os serviços de telecomunicações, prejudicam a população e comprometem os serviços de utilidade pública. A concessionária também afirmou que está em contato com a empresa prestadora de serviços para apurar o ocorrido.