Cachorros foram envenenados por chumbinho, aponta laudoDivulgação
Prefeitura investiga caso de cães envenenados na Zona Oeste
Laudo da necropsia confirma intoxicação por chumbinho; testemunhas relatam que morador colocou comida para os animais
Rio - A secretaria municipal de Proteção e Defesa dos Animais investiga a morte de quatro cachorros de rua envenenados em Sepetiba, na Zona Oeste. Na semana passada, os animais foram vistos se debatendo, vomitando e fazendo fezes com sangue. Testemunhas relatam que um morador da região teria sido o responsável pelo envenenamento.
Na segunda-feira (1º), o corpo de um dos animais foi recolhido para passar por uma necropsia no Instituto Jorge Vaitsman. O laudo do exame confirmou o envenenamento por chumbinho.
"O material exógeno (grânulos milimétricos enegrecidos) encontrado na cavidade oral e associado ao conteúdo gástrico, é compatível com produto comercializado com o nome popular de 'chumbinho'. O material exógeno descrito, associado ao histórico do presente caso e aos achados necroscópicos, é suficiente para sugerir como causa mortis um Processo de intoxicação exógena aguda grave", afirma o documento.
"A pessoa que jogou o alimento contaminado por chumbinho precisa responder por esse absurdo porque cometeu um crime e matou quatro animais. Poderia ter envenenado uma criança. Vamos acompanhar as investigações e cobrar punição", diz o secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Luiz Ramos Filho.
Câmeras de segurança da região flagraram um morador colocando comida para os cachorros na semana passada. O caso foi registrado na 43ª DP (Guaratiba) e encaminhado à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que dá prosseguimento às investigações. A Polícia Civil informou que diligências estão em andamento para apurar as circunstâncias do fato.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.