Cláudia Neri reclamou de dificuldade no atendimento e retirada da medicação no Espaço Cuidar BemÉrica Martin/Agência O Dia

Rio - Pacientes com câncer estiveram no Espaço Cuidar Bem, em Botafogo, na Zona Sul, nesta sexta-feira (5), para receberem medicamentos que estavam atrasados. A entrega acontece após a 7ª Vara Empresarial da Capital determinar que Unimed Ferj disponibilizasse atendimento oncológico e fornecesse os remédios aos usuários em 24 horas, sob pena de multa de R$ 1 milhão. O prazo terminou às 23h59 desta quinta-feira (4). A medida foi adotada por conta das queixas sobre problemas nos tratamentos da unidade.
Usuários foram ao centro oncológico após serem comunicados que os medicamentos estavam disponíves para retirada. Na quinta, um grupo chegou a fazer um protesto reivindicando melhorias no local. A unidade acabou autuada pela Secretaria de Defesa do Consumidor (Sedcon) e pelo Procon-RJ, por irregularidades como falta de remédios, demora no atendimento e estrutura inadequada. A ação resultou na medida judicial contra a operadora e, nesta sexta, equipes voltarão ao local para verificar se as determinações estão sendo cumpridas, após o fim do prazo. 
A paciente Maria Teresa Claro, 67, conta que usa um medicamento quimioterápico há quatro anos e vinha enfrentando atrasos para recebê-los desde o ano passado, que se intensificaram com a transferência para o Espaço Cuidar Bem. "Todo mês eu recebo os comprimidos e desde do ano passado já tinha algum atraso, mas era pequeno. Aí mudei esse mês e estou há uma semana atrasada, reclamando, mandando e-mail e ninguém respondia. Agora, recebi uma mensagem para vir pegar a medicação e vou ver se realmente está aí". 
Já Cláudia Neri, 63, que trata um câncer de mama, também reclamou da dificuldade no atendimento para a retirada da medicação. "Você liga várias vezes para agendar e vir aqui e é difícil. (Dizem que) não tem como responder agora, aí você liga mais tarde e é a mesma coisa. Depois de tanto insistir, de muito custo e suar bastante, eu consegui".
A idosa Marilantes Melo, de 81 anos, relata que chegou a enfrentar tumulto e atraso para receber os remédios. Nesta sexta-feira, no entanto, a paciente encontrou um cenário diferente no centro oncológico. "Hoje foi tranquilo, mas da outra vez foi tumulto. Hoje eu cheguei e fui logo atendida".
Pacientes reclamam de mudança no local do tratamento
Ainda segundo Marilantes, até o mês passado, o tratamento do câncer linfático era feito na Oncoclínicas da Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Entretanto, a idosa foi informada pelo oncologista que a acompanha que a unidade havia sido descredenciada pela Unimed Ferj e que o atendimento passaria a ser realizado no Espaço Bem Cuidar. 
"Era maravilhoso, eu fiz um ano de quimioterapia, tudo 'numa boa'. Meu médico disse que tinha sido descredenciado (da Unimed Ferj) e aqui foi muito complicado. Eu não espero fazer nada aqui, se eu puder voltar a fazer lá na Barra, eu agradeço", completou a paciente.
O mesmo aconteceu com Adilma Bezerra, 74, que era tratada do câncer de mama na Oncoclínicas da Praia de Botafogo, na Zona Sul. Ela afirma que em seu último atendimento, em 28 de agosto, foi informada sobre o descredenciamento da clínica e também transferida. "Eles disseram que iam fazer a medicação e me deram um papelzinho com o endereço daqui. Aí começou a saga, liga liga e nada, protocolos imensos, já estava desesperada. Só na sétima ligação que eles falaram para vir aqui. Cheguei aqui e espera espera e não tem médico oncologista. O desespero foi grande", desabafou. 
O Espaço Cuidar Bem foi inaugurado em 1º de agosto e passou a concentrar o tratamento dos usuários da Unimed Ferj. Muitos segurados antes eram acompanhados e faziam quimioterapia na Oncoclínicas, mas foram transferidos para o centro oncológico de Botafogo, ao serem informados sobre o descredenciamento pela Unimed Ferj. Contudo, a operadora alega que as unidades nunca deixaram de integrar a rede credenciada. 
Nesta quinta-feira, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou, durante reunião com representantes da Unimed Ferj, da Unimed do Brasil e da Central Nacional Unimed, que a operadora deve corrigir a informação sobre o descredenciamento e o direcionamento de todos os pacientes em tratamento de câncer para o Espaço Cuidar Bem, usando seus canais de comunicação para informar aos clientes sobre o restabelecimento dos atendimentos na Oncoclínicas. 
Em nota, a Unimed Ferj afirma que "não houve descredenciamento da Oncoclínicas, que permanece como parte integrante da rede credenciada da operadora para atendimentos oncológicos e imunobiológicos". A empresa diz também que o Espaço Cuidar Bem permanece em funcionamento "e com toda a sua equipe multidisciplinar dedicada a oferecer um tratamento de qualidade e de excelência aos seus pacientes".
Procurada, a Oncoclínicas ainda não se pronunciou. O espaço está aberto para manifestação. 
*Colaborou Érica Martin