Ventos moderadas a fortes de até 75,9 km/h, deixam alerta no Rio Érica Martin / Agência O Dia

Rio -  A Defesa Civil emitiu um alerta para ventos fortes com validade até o fim da noite desta terça-feira (9). De acordo com o Sistema Alerta Rio, há previsão de rajadas moderadas a fortes (até 75,9 km/h), podendo alcançar velocidade acima de 76 km/h nas áreas mais próximas ao litoral. Nesta manhã, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajadas de 76,7 km/h na estação da Marambaia, na Zona Oeste.

A Defesa Civil orienta que a população feche portas e janelas para evitar a canalização dos ventos, retire objetos de locais altos, evite se abrigar sob árvores ou estruturas metálicas e redobre a atenção ao transitar próximo a postes, cabos de energia e placas de publicidade.
Com a força do vento, diferentes bairros da cidade registraram quedas de árvores e postes, o que causou interdições e acionamento de equipes de emergência. Confira os principais pontos afetados:

Com a força do vento, diferentes bairros da cidade registraram quedas de árvores e postes, o que causou interdições. Confira os principais pontos afetados:

Andaraí: Uma árvore caiu sobre a fiação na Rua Barão de Mesquita, na altura da Rua Botucatu. A Light informou que não houve impacto no fornecimento, mas será feita uma interrupção temporária para a retirada dos galhos.

Vila Militar: Uma faixa da Rua Major Dreon foi interditada após queda de árvore sobre a fiação, próximo à Praça Marechal.

Santa Cruz: A Rua Medeiros e Albuquerque foi bloqueada após a queda de uma árvore e de um poste.

Tijuca: A Rua Clóvis Bevilaqua ficou interditada depois que uma árvore e um poste caíram na via.

Botafogo: Um poste caiu sobre a fiação na Rua Conde de Irajá, altura da Rua Pinheiro Guimarães, interditando a via.
O bonde de Santa Teresa também precisou parar por cerca de uma hora após uma tela de proteção de uma obra da Petrobras cair sobre a rede aérea, mas já opera normalmente. 
Previsão do tempo
Apesar da ventania, o tempo permanece firme e não há previsão de chuva. A previsão para a noite desta terça é de céu parcialmente nublado a nublado e sem chuva. Na madrugada e manhã de quarta-feira (10), a tendência é de que o cenário se mantenha o mesmo, com céu nublado a parcialmente nublado e ventos entre fracos e moderados.

As temperaturas continuaram elevadas nesta terça, com máximas de até 38 °C e mínima de 17 °C. Para quarta, a expectativa é que as temperaturas permaneçam iguais.

Segundo a Tábua de Marés (DHN), da Marinha do Brasil, a maré alta foi registrada na tarde desta terça, com 1,3 metro. Na madrugada desta quarta-feira (10), ela volta a subir com 1,47 metro.