Motoristas entram em greve por falta de pagamentoReprodução

Rio - Motoristas das empresas de ônibus Paranapuã e Palmares entraram em greve, na manhã desta quinta-feira (11), devido à falta de pagamento do salário integral e tickets alimentação. Por conta disso, ao menos 30 linhas que circulam pelas zonas Norte e Oeste tiveram a circulação suspensa.

De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, cerca de 430 profissionais da Paranapuã, com sede na Ilha do Governador, participaram da paralisação. A empresa teria efetuado apenas 30% do salário, o que gerou revolta na categoria.
No início da manhã, o vice-presidente da associação, José Carlos, iniciou uma negociação com as viações. "Vamos nos reunir com a direção da empresa e uma comissão de motoristas para negociar o pagamento até ao 12h, e assim os ônibus voltarem a circular evitando um prejuízo maior para os usuários", explicou.
Por volta das 10h30, o salário dos funcionários da Paranapuã foi depositado e o ticket alimentação regularizado. Com isso, os motoristas encerraram a greve. No entanto, a Palmares ainda segue com a circulação interrompida.

Linhas inoperantes:

Palmares

770 Campo Grande x Coelho Neto via Estrada do Mendanha
771 Campo Grande x Coelho Neto via Estrada da Posse
796 Campo Grande x BRT Deodoro via Estrada do Mendanha
798 Campo Grande x BRT Deodoro via Estrada da Posse
804 Campo Grande x Largo do Aarão
807 Jesuítas x Santa Cruz
808 Salim x Campo Grande
809 Sagrado Coração x Santa Cruz
821 Campo Grande x Corcundinha
822 Campo Grande x Corcundinha
825 Campo Grande x Jesuítas
826 Carobinha x Campo Grande
833 Campo Grande x Manguariba
840 Campo Grande x São Fernando
841 Campo Grande x Inhoaíba
842 Campo Grande x Paciência
849 Campo Grande x Base Aérea
868 Campo Grande x Uracania
869 Campo Grande x Santa Margarida
885 Santa Cruz x Mato Alto
892 São Benedito x Santa Cruz
893 Campo Grande x Jardim Palmares
898 Campo Grande x Sepetiba
Linhas já normalizadas - Paranapuãn:

327 Ribeira x Castelo
635 Bananal x Saens Peña
901 Bonsucesso x Bananal
910 Bananal x Iraja
913 Del Castilho x Fundão
915 Bonsucesso x Aeroporto
922 Tubiacanga x Fundão
Em nota, o Rio Ônibus, que representa as viações, informou que o cenário é resultado direto dos problemas econômico-financeiros que o setor vem enfrentando e alertando constantemente.
Procurada, a Prefeitura informou que tomou conhecimento, na manhã de hoje, da paralisação dos rodoviários. "Cabe ressaltar que o repasse de subsídios da Prefeitura aos consórcios está em dia. A paralisação é uma questão entre empregadores e funcionários das companhias de ônibus", ressaltou em comunicado.

O órgão municipal disse ainda que, como alternativa, os passageiros que utilizam as linhas das referidas empresas devem recorrer às vans legalizadas e ao sistema BRT. Para reduzir os impactos, a operação das linhas 67 (Terminal Campo Grande x Terminal Deodoro) e 90 (Terminal Fundão x Terminal Gentileza) do BRT foi reforçada.
Outras greves
A falta de pagamento do salário de motoristas de ônibus tem sido um problema recorrente. No último dia 26, funcionários da viação Três Amigos também fizeram uma paralisação, além de uma manifestação em frente à sede da empresa, que fica localizada em Bento Ribeiro, na Zona Norte do Rio. Na ocasião, sete linhas tiveram a circulação suspensa.
No dia seguinte, outra greve foi iniciada por motoristas da Transportes Vila Isabel, no Grajaú, Zona Norte, por causa dos mesmos motivos. O ato teve início por volta das 4h e chegou a afetar a circulação de quatro linhas. As atividades só foram retomadas após depósito do pagamento.
Na ocasião, as linhas que ficaram inoperantes foram 548 Botafogo x Alvorada, 433 Vila Isabel x Siqueira Campos, 432 Vila Isabel x Gávea e 439 Vila Isabel x Leblon.