Ônibus começaram a sair da garagem da Transportes Vila Isabel às 7h15Érica Martin/Agência O Dia
Linhas de ônibus voltam a circular após paralisação de motoristas
Funcionários da Transportes Vila Isabel reivindicavam pagamento do salário e entrega dos vales-alimentação atrasados
Rio - Motoristas de ônibus voltaram às ruas, na manhã desta quarta-feira (27), após uma paralisação que reivindicava o pagamento do salário e a entrega dos vales-alimentação que estavam atrasados. O ato teve início por volta das 4h e chegou a afetar a circulação de quatro linhas. A negociação para a retomada das atividades aconteceu na sede da Transportes Vila Isabel, no Grajaú, Zona Norte.
Motorista da viação há quatro anos, Domingos Sável, 66, relatou que o primeiro ônibus deixou a garagem às 7h15, após o fim do impasse. "Nós estávamos com salário atrasado e o Sodexo (vale-alimentação) e o FGTS não sendo recolhido. A gente tomou a iniciativa de fazer essa paralisação e os patrões e o gerente de pista vieram nos atender e passaram que vão regularizar a nossa situação. Dessa forma, a gente voltou a trabalhar normalmente. O primeiro carro saiu às 7h15 e assim sucessivamente".
Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários, José Carlos Sacramento, o salário já foi depositado, enquanto o vale será regularizado até o final do dia. Mais cedo, o presidente Sebastião José afirmou que tentaria um acordo para evitar o impacto à população. "Estamos conversando com os trabalhadores para que eles dêem um voto de confiança para a direção e retornem ao trabalho, evitando assim prejudicar milhares de usuários que precisam se deslocar para o trabalho e outros compromissos".
Em nota, o Rio Ônibus informou que a paralisação acabou por volta de 7h e a operação já está de volta à normalidade. As linhas que ficaram inoperantes foram 548 Botafogo x Alvorada, 433 Vila Isabel x Siqueira Campos, 432 Vila Isabel x Gávea e 439 Vila Isabel x Leblon.
Paralisação da Três Amigos afetou sete linhas
Na terça-feira (26), funcionários da viação Três Amigos também iniciaram uma greve, por conta dos constantes atrasos salariais e falta de boas condições de trabalho. Os rodoviários chegaram a fazer uma manifestação em frente à sede da empresa, em Bento Ribeiro, na Zona Norte do Rio. A paralisação afetou sete linhas, mas foi encerrada ainda ontem, após a empresa se comprometer a pagar 20% do adiantamento e regularizar o vale-alimentação até a próxima quinta-feira (28).











Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.