Policiais do 15º BPM (Duque de Caxias) e da Subsecretaria de Inteligência da PM também participam da açãoReprodução / @PMERJ

Rio - Dois suspeitos morreram e quatro foram presos durante uma operação realizada por agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) na manhã desta segunda-feira (15), no Complexo da Mangueirinha, na Vila Centenário, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense. 
Segundo a PM, a ação tem o objetivo de reprimir a atuação do crime local e evitar confrontos entre facções rivais. Com os envolvidos encontrados, a polícia apreendeu um fuzil, três pistolas e uma grande quantidade de drogas. Um dos detidos também se feriu durante a troca de tiros.
Ainda de acordo com a corporação, os criminosos da comunidade chegaram a montar barricadas em chamas para dificultar a atividade policial. Também participam da ação, agentes do 15º BPM (Duque de Caxias) e da Subsecretaria de Inteligência da PM.
A Prefeitura de Duque de Caxias informou em nota que em função da operação na região, as unidades de saúde Centenário e Mangueirinha estão com o atendimento ao público suspenso. Quatro creches e uma escola municipal também foram fechadas. 
Proteção do crime
Durante a ação desta segunda-feira (15), agentes do Bope também localizaram muros de contenção do tráfico de drogas na comunidade. Entre as estruturas, foi identificada uma parede de concreto com aberturas estratégicas, usadas para posicionar armas e realizar disparos. Segundo os militares, a construção serve como proteção para os criminosos durante confrontos com a polícia.
Mais confrontos na região
No início de julho de 2025, o Ministério Público (MPRJ), com apoio de agentes do Bope, realizou uma ação na região. Carlos Eduardo Santos da Silva, apontado como uma das principais lideranças do Comando Vermelho no interior do Estado, foi preso.
Em junho de 2025, durante outra operação da Polícia Militar na comunidade para combater o crime organizado e o roubo de veículos, um dos chefes do tráfico da Mangueirinha, conhecido como Scalp, e outros três suspeitos morreram em confronto.