Área de lazer inaugurada juntos aos novos prédios do Morar Carioca, em Santa CruzMarco Antonio Lima / Prefeitura do Rio

Rio - A prefeitura entregou, nesta sexta-feira (19), 64 apartamentos a famílias em situação de vulnerabilidade na comunidade do Aço, em Santa Cruz, na Zona Oeste. Os imóveis ficam nos blocos 4, 5, 6 e 7 da quadra G, no conjunto Morar Carioca.

A Rio-Urbe já havia entregue os blocos 1, 2 e 3 da mesma quadra, em julho de 2025, e os 11 da Quadra F. Ao todo, 18 blocos estão habitados, beneficiando 288 famílias da região.

Cada prédio possui 16 apartamentos, com cerca de 50 metros quadrados cada, distribuídos em quatro andares. As unidades contam com sala, cozinha, banheiro, dois quartos, varanda e área de serviço, e os apartamentos no térreo são adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

"Estou sem acreditar. É um conforto para as crianças. Ter um apartamento desses é uma conquista linda. Estou sem palavras. Antes não havia conforto para a família. Agora cada criança tem a sua cama, eu tenho o meu quarto. Temos uma cozinha linda. Daqui para frente é só vitória, uma vida nova", disse a funcionária de supermercado Juliana Misael, de 33 anos, mãe de cinco filhos e moradora da comunidade do Aço há sete anos.

O vce-prefeito Eduardo Cavaliere acompanhou a entrega.

O local ganhou, ainda, uma nova praça, um espaço projetado para esporte, convivência e bem-estar. O local oferece skate park, ciclovia, duas quadras poliesportivas, parque infantil, bicicletários, espaço para piqueniques, Academia da Terceira Idade e equipamentos de ginástica, com opções de lazer para todas as idades. Foram plantadas, ainda, 200 árvores.

O vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, acompanhou a entrega.