Edmilson Marques, o Cria, era foragido da JustiçaReprodução
Saiba quem é o líder do tráfico morto em operação no Complexo da Maré
Edmilson Marques de Oliveira, o Cria, estava envolvido na morte de dois policiais do Bope, de acordo com as investigações
Rio - Edmilson Marques de Oliveira, conhecido como Cria, morreu durante operação da Polícia Civil, realizada na manhã desta sexta-feira (26), no Complexo da Maré, na Zona Norte. O traficante era apontado como líder do Terceiro Comando Puro (TCP) na região, sendo maior na hierarquia do que Thiago da Silva Folly, o TH, morto em maio.
Cria é definido pela Polícia Civil como um dos "mais sanguinários e perigosos narcoterroristas do Rio". De acordo com as investigações, Edmilson também teve envolvimento na morte dos policiais militares Jorge Henrique Galdino Cruz e Rafael Holfgramm Dias, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), em junho de 2024. Ambos foram assassinados em uma operação na Maré.
O traficante estava com mandados de prisão em aberto.
Ação emergencial
Moradores do Complexo da Maré viveram momentos de tensão, na manhã desta sexta-feira (26), devido a intensos tiroteios. A Polícia Civil foi ao local para realizar uma ação emergencial para coibir uma suposta disputa entre facções. A Linha Amarela precisou ser fechada.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um helicóptero da corporação sobrevoando comunidades da região. Camburões também são usados para acessar ruas do Complexo. Agentes retiraram barricadas para entrar na área.
Alunos e funcionários de uma escola da região se abaixaram no corredor para se proteger do tiroteio. A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que as unidades seguem com atendimento presencial.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destacou que, até o momento, quatro unidades de Atenção Primária, entre clínicas da família e centros municipais de saúde, precisaram interromper completamente o funcionamento para a segurança de profissionais e usuários.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.