Apresentação aconteceu no Teatro Municipal Carlos Gomes, no Centro do RioPaulo Vinicius / Divulgação

Rio - Crianças e adolescentes atendidos pela ONG Casa Favela, localizada na comunidade Mata Machado, no Alto da Boa Vista, na Zona Norte, viveram um momento especial neste domingo (28): assistir a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). A apresentação aconteceu no Teatro Municipal Carlos Gomes, no Centro do Rio.
O concerto foi o primeiro contato do grupo com a música clássica. Além de ouvir o espetáculo, os jovens aprenderam sobre vários instrumentos musicais. "Eu só tinha visto um concerto na televisão, achei muito legal. Bem diferente. O instrumento que mais gostei foi a harpa”, contou Enzo, de 9 anos.
As crianças e adolescentes presentes neste domingo frequentam o laboratório de tecnologia da Casa Favela, espaço mais visitado da ONG, que oferece internet, computadores, atividades de estudo, trabalho e lazer para quem não tem acesso a esses equipamentos em casa.
 
"Experiências como essa marcam a vida de quem raramente tem acesso a esses espaços. Cada passeio se transforma em aprendizado”, afirmou Rennan Leta, fundador da ONG, que tem objetivo de servir como um espaço de integração social, conexões, acolhimento e formação para o público jovem, da primeira infância até o jovem adulto.
Para Ana Flavia Cabral Souza Leite, vice-presidente da Fundação OSB, a proposta do concerto é aproximar novas gerações da música erudita: "As apresentações unem dinâmicas interativas e obras pensadas para revelar a magia dos instrumentos, ampliando horizontes e inspirando futuros talentos".
Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a Orquestra Sinfônica Brasileira contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas. O grupo também tem um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.
Fundada em 1940, a OSB é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 85 anos de trajetória, já realizou mais de cinco mil concertos, sendo reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e no exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.
A iniciativa deste domingo foi viabilizada pela MXM Sistemas, empresa carioca especializada em soluções de gestão empresarial. O convite também celebrou o Dia do Programador, comemorado neste mês de setembro, conectando o universo da tecnologia à arte.
"Como empresa, entendemos a importância de proporcionar momentos como esse para comunidades do Rio do Janeiro, cidade que é o berço da MXM, e utilizamos a nossa parceria institucional com a Orquestra para viabilizar a participação da turma da Casa Favela”, disse Louise Borges, Head de Marketing do grupo.

Com mais de 35 anos de atuação, a MXM Sistemas tem como missão impulsionar a transformação digital no mundo corporativo Atende uma sólida carteira de clientes, incluindo organizações nacionais e multinacionais de diversos portes e segmentos, realiza operações complexas, multi-moeda e com grande processamento de dados.
A empresa conta com uma equipe própria de desenvolvimento e suporte, que busca estar cada vez mais próxima dos clientes através de um atendimento de qualidade e humanizado. As soluções possuem rápida implantação e contam com alto nível de compliance e segurança em todos os processos, atendendo de forma integral à legislação brasileira.